Publicada em 19/06/2024 às 13h55
Piedade – Estamos a menos de 4 meses das eleições municipais (prefeito, vice e vereador), mas a pré-campanha já é intensa, pois a cada dez pessoas, que cruzamos na Assembleia Legislativa (Ale), por exemplo, ao menos uma é pré-candidata. E a pré-campanha é forte e Manoel de Almeida, que todos os servidores da Casa do Povo conhecem como Manoel Piedade, cidade onde ele nasceu no Ceará está entre os “pré”. Ele é servidor público, tem amplo trânsito no Bairro Areal, onde mora há mais de há décadas e exerce voluntariamente a função de vereador sem mandato, não como a maioria dos eleitos, que conversa muito e pouco faz. Manoel Piedade é o “pidão” do Areal, que “briga” com o pessoal da Energisa, da Caerd, da prefeitura, com os “futuros” colegas vereadores, para que as principais reivindicações do povo sejam atendidas. O “Seu” Manoel Piedade é pré-candidato a vereador pelo PV e está compromissado com o pessoal do Areal, Pedrinhas, Olaria, Gustavo Beltrão, Skate Park, etc. para ocupar uma das 23 cadeiras da câmara de vereadores a partir de 2025.
BR 319 – Como fica a situação da BR 319, única via terrestre que liga Porto Velho a Manaus com cerca de 900km? A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que atende aos interesses das ONGs, que estão focadas no subsolo da Amazônia brasileira, rica em ouro, lítio, petróleo, diamante, cassiterita, etc., não na mata, após o relatório do Grupo de Trabalho criado pelo Ministério dos Transportes com a finalidade de avaliar a repavimentação da 319, inaugurada na década de 70. A conclusão é que a restauração do trecho que está deteriorado, o chamado “Meião”, com cerca de 500 quilômetros, após 4 meses de trabalho “in loco” é necessária. A ministra Marina e as suas ONGs há décadas pressionam para que a rodovia não seja recuperada, restaurada, mas o relatório diz que é “Importante ressaltar que, historicamente, a ausência de pavimentação não garantiu a preservação ambiental e o respeito às comunidades tradicionais na região. Pelo contrário, a pouca acessibilidade e, consequentemente, menor presença do Estado, reforçam a criminalidade e o desmatamento”.
BR 319 II – A maioria das ONGs é composta por pessoas conhecidas como ecologistas da “Selva de Pedra”, que nunca passaram por uma trilha na Floresta Amazônica e ocupam espaços em grande parte de a mídia amestrada, que tem como ponto de referência a ministra Marina Silva, nascida no Acre, mas com visão “multinacional” como se dizia em passado recente, sobre empresas estrangeiras, que vinham ao Brasil, somente para se adonar das riquezas naturais. A BR 319 tem que ser transformada em Estrada Parque, que o senador Confúcio Mura (MDB-RO) defende, com visitações turísticas em finais de semana e, durante a semana aberta ao transporte comercial, mas com fiscalização rigorosa. O maior problema, além das ONGs é a mentalidade de a maior parte dos brasileiros, que tem a corrupção como meio de vida, devido a impunidade.
Mulheres – A deputada estadual Yeda Chaves (UB-PVH), esteve no sábado (15) em Ariquemes no 4º Encontro de Mulheres do Agro, promovido pela Associação dos Pecuaristas de Ariquemes (APA), onde foram discutidos assuntos relacionados ao segmento, como contabilidade, gestão comercial e competência gerencial no mercado do agronegócio em Rondônia. O encontro, segundo Yeda Chaves, “serviu para colocar as mulheres empoderadas, para que entendam que todas podem estar em todos os lugares e onde nós pudermos e quisermos, além de capacitarmos para que a gente possa estar cada vez mais colaborando com emprego, renda e a economia do nosso Estado”. A empresária rural, líder do Agro em Rondônia, Antonielly Rottoli, disse que cada edição do encontro, serve como incentivo aos investimentos no setor e é, uma forma de cobrança de mais e melhores políticas públicas. A deputada Yeda disse que foi aprovado na Assembleia Legislativa (Ale) projeto de lei do colega deputado Cássio Góes (PSD-Cacoal), criando o Dia Estadual da Mulher do Agronegócio, 22 de junho.
Câncer – Na sexta-feira (21) será inaugurado em Vilhena, o Centro de Prevenção e Diagnóstico de Câncer de mama, colo uterino, pele e boca para atender o Cone Sul, com equipamentos de última geração, graças a emenda da deputada federal Sílvia Cristina, que está se filiando ao PP, garantindo recursos para a obra. A prefeitura cedeu o prédio que fica junto do Hospital Regional de Vilhena, e o Hospital do Amor executou os serviços necessários para assegurar a funcionalidade do Centro de Prevenção. "É mais um sonho para a saúde do rondoniense que se torna realidade, com muito esforço, parceria e empenho de muita gente. O prédio está pronto, os equipamentos estão montados e vamos inaugurar e colocar em funcionamento. Fazer saúde é um desafio e cuidar das pessoas é a nossa missão!", disse Sílvia Cristina. A deputada fez questão de citar Henrique Prata, da Fundação Pio XII, por acreditar e apoiar o projeto, e ao prefeito de Vilhena Flori Cordeiro (Podemos) e vereadores, por cederem o terreno.
Respigo
O recesso legislativo será menor este ano. É que está marcada sessão itinerante da Assembleia Legislativa (Ale) no dia 4 de julho, dentro da programação da 7ª Expobur em Buritis +++ Julho é mês de recesso do Poder Legislativo estadual. Mas este ano terá uma semana a menos +++ Quem em passado recente estava reclamando das chuvas em Rondônia, agora lamenta a estiagem. Como estamos no período de Verão Amazônico (meses sem chuva) e, expectativa de estiagem prolongada no Inverno Amazônico (seca), talvez superior à de 2023, quando tivemos rios secando e navegação prejudicada +++ Há semanas não chove em Porto Velho e região. Postes estão correndo atrás de cachorros +++ Hoje (19) não tivemos reuniões das comissões e nem sessão plenária na Assembleia Legislativa. É que boa parte dos deputados está em Brasília participando da reunião do Parlamento Amazônico presidida pelo parlamentar de Rondônia, Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), Líder do Governo na Ale-RO.