Publicada em 19/06/2024 às 14h58
No dia 06 de Junho/2024, a Prefeitura Municipal de Pimenta Bueno, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, em trabalho conjunto com os mobilizadores e articuladores das Secretarias Municipais de Saúde e Educação e do Comitê Intersetorial composto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICRA, Coordenadoria Regional de Educação – CRE e do Conselho Tutelar promoveu o 2° Fórum Comunitário do Selo UNICEF de Pimenta Bueno, no Centro Cultural.
O Município de Pimenta Bueno aderiu ao Selo Unicef, através da iniciativa da Secretária de Assistência Social e 1ª Dama Cíntia Araújo juntamente com o Prefeito Arismar Araújo, em 28 de julho/2021, mesmo em um momento difícil de pandemia, a gestão tem como prioridade absoluta e política de governo os direitos da criança e do adolescente. O Selo Unicef visa reduzir as desigualdades regionais, sociais, de gênero, raça, e etnia para garantir que cada criança adolescente e jovem possa realizar seu pleno potencial e participar plenamente na sociedade brasileira.
A ação proposta pelo Selo UNICEF aos municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira está estruturada a partir de uma abordagem de direitos humanos, de gestão por resultados, e da obrigação de dar prioridade absoluta para os direitos de crianças e adolescentes.
O 2° Fórum foi realizado para prestar contas do 1° Fórum que ocorreu em 2022 e das ações desenvolvidas pelos articuladores, mobilizadores, pelo comitê intersetorial, apresentando a todos os 8 eixos temáticos que compõe as ações propostas pelo Selo UNICEF, para fortalecer políticas públicas para crianças e adolescentes.
No momento solene tivemos as apresentações culturais do Projeto Pimenta Dança com a turma da Sala Multiuso Campo do Brejão com a coreografia a Princesa Aurora, do Centro CANAÃ com apresentação indígena e do Programa GARRA com a apresentação da turma de Capoeira da Sala Multiuso do Itaporanga.
O Prefeito e a 1ª Dama reafirmaram o comprometimento da atual gestão em priorizar, de forma absoluta, as crianças e adolescentes.