Publicada em 15/06/2024 às 10h30
A Diretora-Geral, Elaine Oliveira Costa de Carvalho, e o Coordenador do Curso Técnico em Biotecnologia do Campus Guajará-Mirim do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Marcelo Holanda, realizaram no dia 29 de maio, uma visita técnica à Embrapa Acre. A visita técnica teve como finalidades conhecer as instalações, estreitar os laços e considerar a possibilidade de fazer um termo de cooperação, para averiguar a viabilidade de estágio para o Curso Técnico em Biotecnologia oferecido no IFRO.
A Embrapa Acre é uma unidade focada em desenvolver tecnologias e pesquisas voltadas para a agricultura e pecuária na região amazônica, especificamente no estado do Acre. No contexto da biotecnologia, a Embrapa Acre tem realizado estudos e desenvolvimento de tecnologias que visam a melhorar a produtividade e a sustentabilidade da agricultura na região, muitas vezes explorando recursos genéticos locais. Mais especificamente, os pesquisadores fazem o uso de técnicas biotecnológicas para alcançar resultados de melhoramento genético das espécies Arachis pintoi (amendoim forrageiro), Piper aduncum (pimenta de macaco) e Euterpe precatoria (açaí de touceira).
Segundo Marcelo Holanda, a visita estreitou os laços com uma importante e renomada instituição de pesquisa na área agrícola. “Desta forma, nossos estudantes terão mais uma possibilidade para realizar o estágio curricular e, desta vez, com uma vertente agrícola, com aspecto vegetal. A Embrapa é um rico ambiente de produção científica, com profissionais altamente qualificados e isto é sem dúvidas primordial na formação dos nossos estudantes. Adicionalmente, a instituição também receberá nossos estudantes para visita técnica a ser planejada em momento oportuno, bem como, a possibilidade de um curso imersivo a ser realizado na própria Embrapa, desenvolvendo técnicas e habilidades na área de biologia molecular, melhoramento genético e cultivo vegetal”, adiantou o coordenador do curso.
Elaine Oliveira, Diretora-Geral da unidade, observa a visita como um passo importante e crucial rumo a uma parceria pautada no interesse conjunto das duas instituições em atingir seus objetivos institucionais. “O IFRO e a Embrapa se complementam em atividades e se fortalecem, proporcionando uma formação mais completa aos nossos estudantes, com o conhecimento da aplicação da biotecnologia no fortalecimento dos arranjos produtivos locais e o desenvolvimento da região", destaca a gestora.