Publicada em 07/06/2024 às 09h18
Acadêmicos(as) de Direito das Faculdades Integradas Aparício Carvalho (FIMCA) foram atendidos por mais uma atividade do “Justiça do Trabalho Vai à Escola”. A ação coordenada pela Vara do Trabalho de Jaru (RO) é parte do Programa de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região (RO/AC). A iniciativa ocorreu no dia 28 de maio de 2024.
Estudantes do curso de Direito participaram de uma palestra com o juiz do Trabalho Titular da VT de Jaru, Ricardo César Lima de Carvalho Sousa. Em sua exposição, o magistrado abordou temas como o correto cadastramento de dados no Processo Judicial Eletrônico (PJE), a importância da descrição e individualização dos documentos na petição inicial, o ônus da prova na defesa dos direitos e os benefícios da conciliação no processo do trabalho. Ao final da palestra, os(as) participantes tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e esclarecer dúvidas sobre os temas abordados pelo juiz.
Ainda na oportunidade, as professoras e advogadas Jacqueline Glenn Milhomem e Renata Machado Daniel apresentaram as instalações da Faculdade e do Núcleo de Práticas Jurídica ao juiz Ricardo César e ao diretor de Secretarias da VT, Jean Carllo da Costa Barlatti.
JT Vai à Escola
O “Programa Justiça do Trabalho Vai à Escola” tem o intuito de aproximar a comunidade acadêmica do sistema judiciário trabalhista, promovendo conhecimento e diálogo entre magistrados(as), servidores(as) e estudantes. A visita à Faculdade FIMCA foi mais um passo nesse sentido. A iniciativa contribui para a formação dos futuros profissionais do Direito.