Publicada em 28/06/2024 às 14h05
Cacoal – Apesar de o assunto, ainda, estar sendo tratado nos bastidores, o site “Estra de Rondônia” com sede em Vilhena publicou recente reportagem onde vários entrevistados falam sobre as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Os comentários predominantes abordam a sucessão municipal e apontam o prefeito Adailton Fúria (PSD), como pré-candidato à reeleição. Fúria não tem vice-prefeito, porque o vice eleito com ele em 2020 (Cássio Góes-PSD) se elegeu deputado estadual em 2022 e renunciou. Hoje o pré-candidato a vice de Fúria seria o vereador Edimar Kapiche (PSD). Até as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) a dobradinha Fúria/Kapiche deverá estar consolidada. Quem viver verá...
Dragagem – A estiagem deste ano em Rondônia, que promete ser superior à de 2023, que causou inúmeros problemas de navegação, inclusive abastecimento alimentos a Manaus e de petróleo em Rondônia, preocupa. O Governo Federal expediu Ordem de Serviço para dragagem do Rio Madeira entre os Estados de Rondônia e Amazonas, para garantir navegação segura durante o período. Em 2023, segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o governo investiu R$ 150 milhões em medidas emergenciais devido a impactos causados pela longa estiagem e agora serão R$ 500 milhões, para atender quatro trechos dos rios Madeira e Solimões. O Rio Madeira, maior afluente do Rio Amazonas
Dragagem II – O senador Confúcio Moura (MDB), que preside a Comissão de Infraestrutura do Senado disse que “a dragagem é essencial nessa hidrovia que no ano passado facilitou as exportações de pelo menos 15 milhões de toneladas de grãos (soja e milho principalmente), óleos, farináceos e outros produtos”, segundo Confúcio, “tudo passa pelo porto organizado da Capital, quando procede de Mato Grosso, e é nele também onde se escoa grande parte da produção boliviana”. A navegação permanente garante e facilita as exportações de aproximadamente 15 milhões de toneladas de grãos com destaque para a soja e o milho, óleos farmacêuticos, além de outros produtos. A navegação permanente também garantirá o abastecimento da população ribeirinha, que em 2023 teve, inclusive, problemas com abastecimento de água potável.
Ariquemes – Estranho a Família Follador, uma das mais tradicionais da política regional, ainda, não ter se manifestado sobre as eleições municipais deste ano. Adelino, já foi vereador em Ariquemes, prefeito de Cacaulândia e sua esposa Ana Maria vereadora e presidente da câmara. Seu filho, Lucas foi vice-prefeito de Ariquemes e deputado federal, ou seja, uma família de políticos sem ações negativas na política. Follador não se reelegeu em 2022, após cumprir três mandatos seguidos e tudo indica que a família não mais pretende disputar cargos públicos. Estamos há pouco mais de quatro semanas para o início do período de convenções partidárias e não se observa movimentação dos Follador em participar do processo eleitoral deste ano. Acreditamos que o município perde.
Ariquemes II – O mesmo não ocorre com o político mais expediente de Rondônia, Ernandes Amorim (PSB), que já foi vereador e prefeito em mais de um mandato de Ariquemes, também passou pela Assembleia Legislativa (Ale), Câmara Federal e Senado. Amorim, só não conseguiu se eleger governador. Recentemente ele anunciou que é pré-candidato a prefeito de Ariquemes, que hoje tem Carla Redano (UB), que pré-candidata à reeleição e o ex-vereador Rafael O Fera (Podemos), que foi afastado pela Justiça e está inelegível. Caso Fera consiga a elegibilidade até as convenções (20 de julho a 5 de agosto), poderá concorrer com chances de sucesso, mas com liminar dificilmente terá chances e a disputa deverá ficar entre Carla e Amorim.
Respigo
O professor universitário e auditor fiscal do Estado, Emerson Boritza participou hoje (28), do programa “Pinga Fogo”, da Rádio Rolim FM, em Rolim de Moura, comandado pelo experiente e competente entrevistador Arno Voigt, ex-secretário de Estado. Emerson é governador do Rotary Internacional D-4720 +++ Os dirigentes partidários estão correndo trecho durante a semana. É que os partidos políticos devem estar organizados com as listas dos candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições de outubro +++ Os nomes serão homologados de 20 de julho a 5 de agosto. Após a definição dos candidatos será aberta a campanha política +++ Como o processo político-eleitoral deste ano envolve o cargo de vereador, seguramente a eleição mais difícil, a mobilização é maior junto à comunidade. E a de vereador ainda mais, pois ele é o primeiro ser procurado pela população em busca de apoio para as obrigações públicas, como saúde e educação.