Publicada em 29/07/2024 às 09h30
A reprodução cênica do quadro “A Festa dos Deuses”, do holandês Jan Van Bijlert, é confundida ao quadro “A Última Ceia” pintado por artista “gay” na abertura das Olimpíadas de Paris, causando revolta em conservadores no Brasil. A encenação apresentou um banquete à diversidade, com "drag queens" e pessoas não binárias no centro do espetáculo. Houve quem disse que o blackout em Paris tenha sido causado pela ira de Deus. No próprio quadro, o apóstolo João é representado com feições andróginas ou não-binárias a ponto de alguns estudiosos acharem que seria Maria Madalena. O ato, nas olimpíadas francesas, não me parece um atentado à fé cristã, mas uma ode à criatividade artística, com nítida intenção de homenagear o formato da obra, não o seu conteúdo. A palavra “Jesus” não foi sequer mencionada no espetáculo de abertura dos Jogos Olímpicos. Entretanto, conservadores da extrema-direita inundaram as redes sociais acusando os organizadores da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris de hereges, profanadores, zombeteiros, escandalizadores e de terem cometido blasfêmia devido à representação cênica com ênfase na diversidade, inclusive sugerindo que os atletas abandonassem os Jogos Olímpicos. Por que tanta indignação? A resposta é simples: os cristãos conservadores são homofóbicos e desconhecedores da História da Arte e da Filosofia. Esses cristãos indignados são aqueles que fazem sinal de arminha na mão, pregam ódio, racismo, preconceito, violência e ficam justificando o tempo todo nas redes sociais, guerras que tiram a vida de pessoas inocentes. É uma irresignação seletiva, hipócrita e nojenta. Cadê os manifestos contra a matança de crianças e mulheres em Gaza? Contra a miséria na América do Sul e na África? Contra a destruição do planeta? Para esses radicais, calham as palavras do próprio Jesus: “Cegos insensatos! Que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?”
Famoso
Para quem não sabe, o quadro “A Última Ceia” é um famoso afresco do pintor italiano homossexual Leonardo Da Vinci, que viveu num período da história em que a sodomia era crime, porém, desfrutou intensamente uma vida sexual com inúmeros amantes e prostitutos. Contudo, ser homossexual não diminui a sua inteligência, criatividade e capacidade de entrega.
Deuses
O quadro “A Última ceia” de Da Vinci está na Itália e o quadro que inspirou a abertura dos Jogos Olímpicos é a pintura “A Festa dos Deuses”, do holandês Jan Van Bijlert. A pintura está exposta no Museu Magnin, na França.
Banquete
A pintura “A Festa dos Deuses” retrata o Olimpo, onde os deuses estão reunidos para um banquete que celebra o casamento de Tétis e Peleu, com destaque para Apolo, coroado ao centro. A obra também faz referência a Dionísio (ou Baco), deus do vinho e das festividades.
Palavra
Causa-me espécie observar pessoas que se dizem cristãos, incomodados, idolatrando e adorando um quadro pintado por um homem, que representa um madeiro que, segundo a Bíblia, não pode ser adorado. Só se incomodam com a reprodução cênica da “A Última Ceia” os fariseus e quem não conhece a palavra.
Verdadeiro
Existe apenas um Deus. Ele não vive dentro de imagens nem aceita que adoremos outras coisas que não são deuses. Apenas Deus tem poder para nos ajudar e livrar na hora da necessidade. Adorar uma imagem é um insulto contra o verdadeiro Deus.
Vencedor
O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou na madrugada desta segunda-feira (29) que, com 80% dos votos apurados, Nicolás Maduro foi o vencedor das eleições presidenciais realizadas ontem (28). Neste caso, o ditador Nicolas Maduro obteve 5.150.092 votos (51,20%) e o candidato da oposição Edmundo González, 4.445.978 votos (44,02%).
Acusa
A oposição questiona os resultados eleitorais na Venezuela, a transparência na contagem dos votos e acusa o CNE de fraudar o pleito eleitoral. Em discurso, a líder da oposição, Maria Corina Machado, afirmou que Edmundo González venceu o pleito com 70% dos votos.
Aconteceu
Já o candidato González não reconhece a derrota e fez um forte discurso afirmando que o mundo inteiro sabe o que aconteceu. “Aqui todas as regras foram violadas, a tal ponto que a maior parte das atas ainda não foram entregues”, disse González.
Parabenizou
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou o ditador Nicolás Maduro pela vitória nas eleições. Em seguida, O ministério das Relações Exteriores da China também deu os parabéns a Maduro. O presidente da Nicarágua, Honduras e Cuba, também parabenizaram o ditador venezuelano pela vitória.
Resultado
Já o secretário de estado para América Latina dos EUA, demonstrou preocupação com os resultados eleitorais na Venezuela. Os presidentes da Argentina, Uruguai, Chile e Costa Rica, não reconheceram o resultado. O presidente Lula (PT) aguarda o encerramento da contabilização de todas as atas eleitorais para fazer o seu pronunciamento.
Mariana
Sábado (27), um mar de gente compareceu à convenção municipal eleitoral do partido União Brasil, realizada na casa de show Talismã 21, para serem testemunhas da homologação do nome de Mariana Carvalho (União) como candidata a prefeita de Porto Velho. Milhares de pessoas se fizeram presentes e aplaudiram o discurso dela, ao enfatizar que sempre será por Porto Velho.
Palanque I
A candidata do União Brasil ao Prédio do Relógio, conseguiu reunir no seu palanque o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) e a deputada estadual Ieda Chaves (União); o governador Marcos Rocha (União Brasil) e a primeira-dama Luana Rocha; o vice-governador Sérgio Gonçalves (União); presidente nacional do União Brasil, advogado Antônio de Rueda. Além de todo o staff do Governo de Rondônia.
Palanque II
No palanque também estiveram presentes o presidente da ALE-RO; deputado estadual Marcelo Cruz (PRTB); as deputadas federais Silvia Cristina (PP) e Cristiane Lopes (União); deputados estaduais, vereadores, presidentes de partidos, candidatos a vereadores, empresários, líderes religiosos, lideranças de bairros e populares.
Consolida
Quem me segue, sabe que anunciei o nome do Pastor Val como candidato a vice-prefeito da candidata Mariana Carvalho (União Brasil). No sábado, a convenção do PL confirmou o nome dele como companheiro de chapa de Mariana. Neste caso, Mariana se consolida como legítima candidata conservadora da Direita ao Prédio do Relógio.
Samuel
A Federação Rede/PSOL confirmou a candidatura de Samuel Costa ao Prédio do Relógio durante a convenção realizada no sábado (27), em uma casa de eventos na zona Sul de Porto Velho. Cogitado para coligar com outros partidos, a federação Rede/PSOL preferiu bater o martelo e seguir na disputa com o nome de Samuel à prefeitura da capital, que representa uma candidatura originalmente da esquerda em Porto Velho.
Homologou
A convenção da Federação Rede-PSOL também homologou a nominata de candidatos a vereador, que vem forte, composta por professores, jornalistas, empresários, entre outras lideranças dos movimentos sociais. O vice de Samuel Costa ainda será apresentado pela legenda e o nome mais cotado é da indígena Txai Suruí.
Euma
A convenção do MDB aconteceu sábado (27) na sede do partido e homologou o nome dos candidatos a vereadores e da juíza Euma Tourinho para ser a candidata da legenda à prefeita de Porto Velho. Estiveram presentes ao evento partidário o senador Confúcio Moura, o presidente estadual da sigla, deputado federal Lúcio Mosquini, e o presidente municipal do MDB de Porto Velho, Williames Pimentel.
Perguntei
Durante a semana passada, que antecedeu a Convenção do MDB, perguntei ao presidente municipal do MDB de Porto Velho, Williames Pimentel, quem seria o companheiro de chapa da juíza Euma Tourinho na disputa pelo Prédio do Relógio. Ele me disse que não tinha. Mas no sábado, foi apresentado o advogado Rafael Claros, filho do empresário Rodolfo Claros, esse último muito amigo de Pimentel, como companheiro de chapa.
Comunista
O MDB vai concorrer com a chapa puro-sangue ao Prédio do Relógio. A candidata Euma Tourinho carrega dentro de si o espectro ideológico de centro-direita. Já o seu candidato a vice-prefeito, o advogado Rafael Claros, foi filiado ao Partido Comunista do Brasil – PCdoB, e disputou, pela sigla comunista, o cargo eletivo de vereador da capital e de deputado estadual, mas não obteve êxito.
Célio
No sábado (27), com o auditório da Unopar lotado (1000 cadeiras), o ex-senador Acir Gurgacz, lançou o candidato Célio Lopes como candidato do PDT ao Prédio do Relógio, coligado com a Federação PT, PV e PC do B. A pastora Cila foi indicada pelo PV para compor a chapa como candidata a vice-prefeita.
Sacramentar
Já indicado como candidato a prefeito do PSB ao Prédio do Relógio, o Prof. Dr. Vinicius Miguel (PSB), doutor em Ciência Política pela UFRS, avalio que cometeu todos os erros imagináveis na construção da sua candidatura, participou da convenção do PDT/PT/PCdoB/PV. Com sorrisinho no rosto, o candidato Célio Lopes revelou que “espera sacramentar a aliança em breve com o PSB de Vinicius”.
Sério
Caro leitor, falando sério, deixamos para amanhã (30), a análise prometida em relação ao caos no atendimento no Hospital João Paulo II e nas UPAS, além da pedalada fiscal do Governo de Rondônia, isolamento político de Léo Moraes, Ricardo Frota, Benedito Alves, análise das nominatas de vereadores e do cancelamento dos debates por parte de algumas emissoras de televisão entre os candidatos a prefeito da capital.