Publicada em 01/07/2024 às 16h42
O público avaliou positivamente as ações desenvolvidas pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) durante as festividades da 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, coordenado pelo governo de Rondônia, em Porto Velho. Com uma tenda educativa situada dentro da festa, no Parque dos Tanques, voluntários da Escola Pública de Trânsito (EPTran) ofereceram ao público presente jogos de tabuleiro, da memória, sequência lógica, pintura de desenhos e na pele, todos com tema alusivos à segurança viária, que divertiu e ensinou crianças e adultos. A participação da Autarquia teve ainda sorteio de bicicletas e a participação dos mascotes Vidinha e Ligadinho, tia Vavá e Didico, Palhaço Cadeirinha e Lila Pipoca. Estiveram presentes na Tenda Educativa 3.283 pessoas.
Segundo o diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha, as ações educativas do Detran tem como objetivo orientar a população quanto a importância de respeitar a legislação de trânsito, tendo em vista que até 80% dos acidentes podem ser evitados pois são provocados por falha humana, em especial a desatenção.
SIMULADOR
Obedecendo um percurso com barreiras, simulando uma via, Eduardo Correa utilizou os “óculos simulador de embriaguez”, e pode avaliar os riscos de quem mistura álcool e direção. “A gente pensa que está perto e não está, e acaba se confundindo. Se fosse na direção de um veículo, certamente aconteceria uma tragédia. É muito importante o trabalho de conscientização que o Detran está executando junto às pessoas, até mesmo para quem não dirige, a fim de redobrar o cuidado na rua,” afirmou.
O médico Anderson Dias afirmou não conhecer o trabalho educativo do Detran-RO, e se surpreendeu com as atividades oferecidas durante o Arraial Flor do Maracujá. “A gente acha que as competências do Detran se restringem às questões de penalidades. Aqui na tenda fui surpreendido com este tão importante trabalho de prevenção e de educação”, ressaltou.
SUA VIDA VALE MAIS
O Detran-RO também realizou a ação “Sua Vida Vale Mais”, durante as festividades do Arraial Flor do Maracujá, com abordagens de pedestres, ciclistas e condutores de veículos, totalizando 13.748 pessoas impactadas com as ações.