Publicada em 12/07/2024 às 13h55
Gasolina – A gasolina e o diesel de Rondônia, chega ao Estado de Manaus pelo Rio Madeira, ou seja, via fluvial, um transporte bem mais barato que os demais. A gasolina está sendo vendida em Porto Velho a R$ 6,89 com diferença de centavos entre a maioria dos postos, pois existe um cartel, que é proibido, mas as autoridades de controle ignoram a irregularidade, que é explícita e o povo paga a conta. A cartelização é tão evidente, que em cidades do interior, mesmo a gasolina e o diesel sendo transportados do porto da capital via rodoviária. No Paraná, em Umuarama, por exemplo, região Noroeste do Estado, a gasolina é vendida, em média, a R$ 5,79 o litro, apesar de o transporte ser efetuado via rodoviária, de custo muito mais elevado que o fluvial. Até quando a cartelização da gasolina e do diesel vai continuar sendo praticada em Porto Velho sem que as autoridades (Procon, por exemplo) façam o seu trabalho em defesa da população, que é “assaltada” diariamente? É o fim da rosca...
Convenção – O MDB de Porto Velho realizará a convenção municipal para escolha da nominata a prefeito, vice e vereador no próximo dia 27, na sede do partido com início previsto para as 10h e encerramento às 14h. O edital de convocação já foi publicado, assinado pelo presidente do partido na capital, ex-deputado estadual Williames Pimentel, que também já foi secretário de Saúde do Estado e de Porto Velho. Na ocasião deverá ser homologada a pré-candidata do partido à sucessão municipal, Euma Tourinho, além da escolha do vice e da nominata de vereadores. Estão confirmadas as presenças do vice-presidente nacional do partido, Elcione Barbalho, e do presidente regional do MDB em Rondônia, deputado federal Lúcio Mosquini. Na pauta a discussão sobre a possibilidade de unir forças com outros partidos, através do processo de federação.
Friagem – Em Rondônia e Região Norte, geralmente com temperatura sempre acima de 30 graus, tem previsão de “friagem” a partir de hoje (12) em Porto Velho e outras regiões do Estado. A previsão é da Divisão de Meteorologia e Climatologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam). É esperado tempo nublado na capital, Vale do Jamari, Zona da Mata no centro nordeste do Estado e possibilidades de chuva. Na semana anterior o Sipam também anunciou que teríamos temperaturas baixas em Porto Velho, mas as expectativas não se concretizaram com o povo tendo que guardar cobertores, edredom, agalhados, sem usar. Chegou a chover em alguns pontos da capital, mas como estamos em período de seca (meses sem chuvas) a poeira e o forte calor não dão trégua e o ar-condicionado é a melhor companhia em casa, no carro e no trabalho.
Eleições – As duas próximas semanas serão decisivas para ,formatações dos partidos políticos para escolha dos candidatos visando as eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. Vários partidos já ajustaram parcerias, através das federações, pois não se permite mais as coligações, e estão marcando convenções para antes do final deste mês. A partir do dia 20 os partidos políticos poderão realizar convenções para definição das nominatas com o prazo até o dia 5 de agosto para conclusão das parcerias. É fundamental que os dirigentes partidários garantam as cotas de mulheres, para se evitar problemas com o registro das candidaturas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Felizmente as mulheres estão mais participativas na política e, em Porto Velho já é possível notar um número significativo do segmento se posicionando como pré-candidatas e prefeita, vice e vereadora. A exemplo de a maioria dos Estados, em Rondônia, as mulheres são maioria no colégio eleitoral, 50,2%, segundo o Censo 2022 do IBGE.
Apoio – Dois assuntos movimentaram a política em Porto Velho na semana que está chegando ao fim, ambos, envolvendo o presidente da Assembleia Legislativa (Ale). Marcelo Cruz (PRTB). A primeira, da sua desistência de concorrer à sucessão municipal em razão de questões de utilização de verbas públicas publicitárias 120 dias antes das eleições, prática vetada a deputados. Ele foi o primeiro a anunciar a pré-candidatura pelas redes sociais e, como é um articulador em potencial seria um dos nomes em condições de sucesso. A segunda o seu posicionamento, como foi amplamente divulgado na mídia, de apoio à pré-candidata do União Brasil, ex-vereadora na capital e ex-deputada federal, Mariana Carvalho, na disputa pela Prefeitura de Porto Velho. Transferir votos não é missão simples, fácil, mas uma parceria com a vaga a vice, por exemplo, seria um importante passo à frente. Em política só existe uma operação matemática: a soma...
Respigo
O “Caudilho de Ariquemes”, Ernandes Amorim (PSB), que só não ocupou o cargo de governador de Rondônia, os demais, de vereador a senador, sim, e agora busca mais um mandato de prefeito de sua cidade. Polêmico, língua solta, briguento, mas dedicado, Amorim está entre os pré-candidatos a prefeito nas eleições de outubro +++ O nível do Rio Madeira continua baixando e na quarta-feira (10) estava em 3,86 metros. Já é possível notar que os braços ao longo do rio estão secando e formando enormes bancos de areia +++ No próximo dia 31 teremos mais uma reunião da equipe de gerenciamento de crises. Caso não chova nas cabeceiras a perspectiva é que teremos seca maior que a de 2023, que limitou a navegação e deixou os ribeirinhos sem água potável e gêneros de primeira necessidade +++ E o Flamengo perdeu (1x2) para o Fortaleza, com o Maracanã lotado na noite de quinta-feira (11). De primeiro colocado foi para terceiro deixando a liderança para o Botafogo, que venceu o Vitória (0x1) em pleno Barradão, que é líder com o mesmo número de pontos (33) do Palmeiras, mas com melhor saldo de gols (27 a 25).