Publicada em 24/07/2024 às 14h49
Eleições – Eleger parceiros nas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo será fundamental para o futuro de vários políticos considerados “linha de frente” em Rondônia. Hoje temos o governador Marcos Rocha (UB), prefeito de Porto Velho Hildon Chaves (PSDB), senador Marcos Rogério (PL) e a deputada federal Sílvia Cristina, que estão em patamares elevados. Também temos, no mínimo mais, dois que pretendem retomar o caminho político, que foi interrompido devido a inelegibilidade, no caso, os ex-senadores Acir Gurgacz, que preside o PDT no Estado, e Ivo Cassol, que também foi governador e atual presidente regional do PP. Acir também foi prefeito de Ji-Paraná e Cassol de Rolim de Moura.
Parcerias – Acir, por exemplo, pilota importante pré-candidatura a prefeito de o advogado Célio Lopes. Sábado (27), será realizada a convenção do seu partido em Porto Velho, maior colégio eleitoral de Rondônia, único em condições de segundo turno e o nome de Célio homologado. Além do PDT a Frente Democrática tem o PT, PV, PCdoB, Psol e poderá ter o Rede. É uma aliança forte de centro-esquerda, que poderá ser reforçada, até o final das convenções partidárias para escolha dos candidatos, aberta no dia 20 e com encerramento para o dia 5 de agosto com outras siglas com o Rede. As negociações nos bastidores são intensas e, como dizem os locutores e locutoras de futebol: “tudo pode acontecer” até o final do prazo para realização das convenções (5 de agosto), e das inscrições dos candidatos até o dia próximo dia 15 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Eleições III – Além de Acir e Cassol, como já citamos, temos no mínimo mais três nomes expressivos na política regional, que participam indiretamente das eleições municipais deste ano, mas de olho em 2026, quando serão realizadas as gerais a presidente da República, governadores e respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), último ano do segundo mandato seguido, presidente da Associação Rondoniense de Municípios-Arom é pré-candidato a governador em 2026, por isso, quer eleger o prefeito, no caso Mariana Carvalho (UB). Já o governador Rocha, também estaria fechado com Mariana. Seu segundo mandato seguido terminará em 2024, e ele pretende se concorrer a uma das duas vagas ao Senado.
Eleições IV – As duas vagas ao Senado, que estarão em disputa em 2026, são ocupadas por Confúcio Moura (MDB) e Marcos Rogério, respectivamente, e presidente regional do PL. Comenta-se nos bastidores da política estadual, que Confúcio irá disputar em 2026 uma das oito vagas â Câmara Federal, onde ele já esteve, antes de tornar-se prefeito de Ariquemes. Já Rogério não se manifestou, mas deverá tentar a reeleição, ou novamente disputar o Governo do Estado. Ele concorreu em 2022, mas foi derrotado por Rocha no segundo turno. Também na disputa das duas vagas ao Senado, a deputada considerada uma das mais atuantes na Câmara Federal, Sílvia Cristina, que recentemente se filou ao PP de Ivo Cassol. O projeto-futuro para 2026 seria Cassol governador e Sílvia Cristina senadora. Cassol dependerá da elegibilidade, mas Sílvia Cristina está com o caminho aberto.
Vilhena – Com as convenções partidárias abertas desde o último dia 20, os partidos políticos estão formatando parcerias e federações para disputar as eleições municipais de outubro. A representante da Família Donadon na disputa pela prefeitura, Raquel, do PRD, consolidou parceria com o PSB, presidido no Estado pelo professor universitário, Vinícius Miguel, pré-candidato a prefeito de Porto Velho. O PRD realizará convenção no dia 3 de agosto, das 18h às 21h no auditório do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul, na Avenida Capitão Castro, 3112, segundo andar, área central de Vilhena. O PSB também terá convenção no mesmo local e horário.
Respigo
O União Brasil, Republicanos, PSD e a federação PSDB-Cidadania realizarão convenção partidária para confirmar o nome de Marian a Carvalho (UB) como candidata a prefeita de Porto Velho. O evento, que promete ser dos mais concorridos, ocorrerá na Talismã 21, a partir das 8h +++ Às 9h está prevista entrevista coletiva de Mariana Carvalho, prefeito Hildon Chaves (PSDB), governador Marcos Rocha (UB), presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB), presidente nacional do UB, Antônio Rueda +++ Além da navegação noturna estar interditada em Rondônia no Rio Madeira, as balsas já estão limitando cargas devido aos bancos de areia. Caso a estiagem continue, e a previsão dos institutos de meteorologia diz que sim, o Madeira ficará totalmente intransitável em curto espaço de tempo +++ Se já temos decretos de Estado de Emergência, em Porto Velho e em mais 17 dos 52 municípios de Rondônia, em breve teremos de Calamidade Pública. As previsões não são nada animadoras à população ribeirinha, e de quem depende dos rios como meio de transporte +++ A previsão é que em futuro breve em Rondônia teremos dificuldades para se conseguir abastecer com diesel e gasolina, que chegam de Manaus. O Acre será mais prejudicado +++ Porto Velho está com os céus tomados pela fumaça de queimadas regionais, inclusive da Bolívia. A respiração fica comprometida e crianças, pessoas com morbidades estão sofrendo com a situação, pois a estiagem é longa, talvez a maior de todos os tempos.