Publicada em 19/07/2024 às 14h05
Convenções – A partir de sábado (20) estará aberto o período para os partidos políticos realizarem suas convenções para definir os candidatos a prefeito, vice e vereador para as eleições de outubro próximo. Como não temos mais coligações, mas sim federações, os dirigentes partidários estão finalizando as parcerias, pois as eleições municipais deste ano, servirão como parâmetro para as gerais, (presidente da República, governadores e seus respectivos vices; duas das três vagas ao Senado de cada Estado e do Distrito Federal, Câmara Federal e Assembleias Legislativas) em 2026. Eleger o maior número de prefeito, vices e vereadores será fundamental para quem tem pretensões em disputar cargos eletivos em 2026, como o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), e o governador Marcos Rocha (UB), que já declararam que pretendem disputar o Governo do Estado e Senado, respectivamente.
Candidatos – A mobilização para as convenções municipais é grande. Porto Velho, maior colégio eleitoral do Estado, onde votaram cerca de 350 mil eleitores em 2022 é o único município com possibilidades de dois turnos, pois tem colégio eleitoral superior a 200 mil eleitores. Dois nomes certamente disputarão os votos dos eleitores de centro-direita, no caso os pré-candidatos Mariana Carvalho (UB), já ajustada com o PSDB, Cidadania e Republicanos, e Léo Moraes, ambos ex-deputados federais e ex-vereadores em Porto Velho. Léo também passou pela Assembleia Legislativa. O grupo de centro-esquerda estaria composto pelo PDT na cabeça com o pré-candidato à sucessão municipal Célio Lopes, federados com PT, PCdoB e PV. Mariana também poderá ter o Agir na parceria.
Cidadã – No sábado (20) e domingo (21) o programa do Governo do Estado, Rondônia Cidadã, desenvolvido pela Secretaria da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), comandado pela primeira dama, Luana Rocha estará atendendo os moradores do Garimpo de Bom Futuro, município de Ariquemes. O programa foi criado pelo Governo do Estado em 2019 e já passou pelos 52 municípios e vários Distritos. Estarão disponíveis aos cidadãos na Escola Estadual Professora Quitéria de Oliveira da Silva, no sábado, das 8h às 16, e no domingo das 8h às 12h, assistência médica com clínico geral, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta, bem como, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional para pessoas a partir dos 12 anos, 2ª via do CPF, 2ª via do Título de Eleitor, 2ª via da Certidão de Nascimento/Casamento, Passe Livre para pessoa idosa ou com deficiência, benefícios do INSS, programas socioassistenciais, atividades de lazer, entre outros.
BR 364 – O assunto foi abordado durante a semana no blog do colega, amigo e pessoa única, jornalista Sérgio Pires, do blog “Opinião de Primeira”, publicado no RONDONIA DINÂMICA e na maioria dos sites do Estado. É o anúncio da duplicação (parte) da BR 364 pelo Governo Federal. O engenheiro do Dnit, Emanuel Neri argumenta, que os recursos deveriam ser aplicados no órgão para a realização da obra, não à iniciativa privada. “Depois sim, se pode pensar em privatizar para a manutenção, inclusive com pedágios”, argumentou. Segundo ele, aceitar o projeto como está, de duplicação de 100 quilômetros e de terceiras pistas em outros trechos é um erro muito grave. E está coberto de razões.
BR 364 II – O 5º BEC tem uma excelente equipe de engenharia, inclusive responsável pelo recapeamento do trecho duplicado (cerca de 20km) de Porto Velho a Candeias do Jamari. Praticamente quase todos os anos os buracos tomavam conta da pista, e, após o trabalho do 5º BEC, nunca mais, mesmo com o enorme tráfego de veículos pesados (cerca de 2,5 mil/dia em períodos de safras de grãos-soja, milho, café) apresentou problemas. Também foi o 5º BEC quem arrumou de forma definitiva buracos na curva da BR 364, sentido Candeias do Jamari-Ariquemes, antes da entrada do Distrito de Triunfo, que todos os anos, durante o Inverno Amazônico (meses de chuvas diárias) obrigava os veículos a passarem pelo acostamento e parte de área privada. O problema é que o 5º BEC e o Dnit não são empreiteiras, que todos os anos embolsam milhões para tapar buracos. Com a palavra a nossa Bancada Federal.
Respigo
Importante a intervenção de o Governo do Estado na situação do Tudo Aqui de Rolim de Moura. A empresa responsável (ou irresponsável) pela administração do Tudo Aqui deixou de pagar regulamente os salários dos funcionários, alguns com 4 meses de atraso e os prejudicados entraram em greve +++ Como o Estado não pode pagar os salários, porque tem contrato com a empresa, que recebe regularmente todos os meses, assumiu o comando do Tudo Aqui. Agora é necessário, que o contratado seja punido, inclusive com a quebra de contrato, porque é inaceitável atrasar pagamento dos funcionários +++ Após as convenções partidárias (20 de julho a 5 de agosto) os dirigentes partidários devem registrar as candidaturas até 15 de agosto nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) dos seus Estados. A partir do dia 16 a propaganda eleitoral já poderá ser iniciada +++ E certamente muitos candidatos estarão nas ruas pedindo votos. Inclusive os candidatos à reeleição, que só aparecem de 4 em 4 anos, durante o período de campanha. É o fim da rosca...