Publicada em 12/07/2024 às 14h34
O Deputado Federal Lúcio Mosquini (MDB/RO) anunciou, por meio de um vídeo em suas redes sociais, a atuação para resolver o conflito de demarcação de terras entre os produtores rurais da Região de Tarilândia e os indígenas da área de Uru-Eu-Wau-Wau. O parlamentar destacou que, após várias tentativas, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) acatou seu pedido e designou uma equipe técnica para aferir as medições do georreferenciamento, visando solucionar de uma vez por todas o impasse na região.
"Estamos em busca de resolver um problema sério que ocorre na Região de Tarilândia entre os produtores rurais e os índios da região de Uru-Eu-Wau-Wau. A FUNAI acatou um pedido nosso e selecionou uma equipe técnica para aferir as medições do georreferenciamento, para acabar de uma vez com esse impasse que existe na região", afirmou o deputado em sua publicação.
No vídeo, Mosquini detalha o processo e reforça a importância da ação da FUNAI para esclarecer as dúvidas sobre a demarcação das terras. "Nós estivemos na FUNAI por diversas tentativas e agora a FUNAI acatou a nossa sugestão de fazer uma aferição na demarcação da terra do Uru-Eu-Wau-Wau. Ninguém está falando aqui que produtor rural está invadindo a área do Uru-Eu-Wau-Wau e nem que a demarcação lá está certa ou errada", explicou o parlamentar.
A equipe técnica da FUNAI, composta por profissionais altamente capacitados, será responsável por realizar as medições no trecho de conflito entre os produtores rurais, que possuem titulação e escritura do INCRA no município de Jaru, e a terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau. "Nós queremos respeitar a dignidade dos povos indígenas, mas também nós respeitamos o direito de propriedade dos produtores rurais do PA Jaruaru", ressaltou Mosquini.
O deputado destacou ainda que o objetivo é garantir a soberania dos povos indígenas enquanto se preserva o direito de propriedade dos produtores rurais. "Essa equipe da FUNAI estará em campo essa semana, vai produzir naturalmente uma nota técnica e aí sim nós vamos tirar as nossas dúvidas. Quer dizer que nós estamos trabalhando, lutando para garantir a soberania dos povos indígenas e o direito de propriedade dos produtores rurais daquela região", concluiu.