Publicada em 04/07/2024 às 13h51
Frente – A princípio quem estará na cabeça da Frente Democrática é o PDT com o pré-candidato a prefeito de Porto Velho, Célio Lopes. O PDT é presidido no Estado pelo ex-senador Acir Gurgacz, que sempre teve amplo trânsito junto ao PT, seguramente o partido mais importante da FD em Rondônia. Certamente isso muito contribuiu para que o diretório nacional do PT definir a parceria tendo Célio Lopes como pré-candidato. Isso significa que a ex-senadora Fátima Cleide, do PT, está diretamente fora da disputa o mesmo ocorrendo com o professor universitário, Vinícius Miguel, que preside o PSB em Rondônia e nome expressivo para uma pré-candidatura à sucessão municipal. A FD seria composta pelo PT, PDT, Psol, Rede e PSB. Seria...
Democrática – Após a definição do PT pelo apoio ao pré-candidato do PDT Célio Lopes na disputa pela Prefeitura de Porto Velho nas eleições de outubro próximo, resta saber como se comportará Vinícius Miguel do PSB, que é um nome comentado desde as primeiras articulações visando as eleições municipais e Samuel Costa (Rede), que há tempos vem trabalhando sua pré-candidatura prefeito da capital, a exemplo de Vinícius. No caso de Vinícius Miguel e Samuel Costa, ambos de centro-esquerda entrarem na disputa sem compor com a Frente Democrática, as pré-candidaturas de Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Patriota) ganharão mais força, porque a divisão dos adversários somente favorecerá os candidatos de centro-direita. Como em política a palavra “divisão” deve ser abolida, até as convenções partidárias (20 deste mês a 5 de agosto) teremos uma acirrada disputa nos bastidores da política na capital. Quem viver verá...
Pré-candidatos - Além de Mariana Carvalho e Léo Moraes, ambos ex-deputados federais com passagens pela câmara de vereadores de Porto Velho (Léo também pela Assembleia Legislativa) já estariam praticamente definidas as pré-candidaturas de Benedito Alves (Solidariedade), Euma Tourinho (MDB), Ricardo Frota (Novo) e Valdir Vargas (PP). Resta saber como se comportarão Vinícius Miguel (PSB) e Samuel Costa (Rede. O presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Cruz (PRTB), primeiro a se lançar como pré-candidato está fora da disputa em razão de problemas administrativos, pois teria utilizado recursos financeiros da Ale-RO, para despesas legais, dentro do Estado, mas que não podem ser utilizadas por políticos com mandatos, 6 meses antes das eleições e que forem concorrer a cargos eletivos (executivo e legislativo). Mas Marcelo Cruz continua sendo um parceiro disputado, pela sua liderança e visão política-futura.
Pré-candidatos – Estamos a pouco mais de 120 dias das eleições municipais (prefeito, vice e vereador). Quem é pré-candidato deve observar as restrições que terá início no sábado (6). A partir da data os pré-candidatos não podem participar de inaugurações de obras públicas, também é o fim do prazo para retirada de todos os canais oficiais de comunicação como nomes, fotos, eslogans, símbolos, expressões e outras imagens que permitam identificar autoridades, governos e administrações com cargos vinculados à eleição municipal (sites de prefeituras, câmaras de vereadores e demais órgãos públicos). Também será proibido demitir servidor sem justa causa, suprimir ou readaptar vantagens e fazer pronunciamentos em cadeia de rádio ou televisão fora do Horário Eleitoral Gratuito, a não ser com autorização da Justiça Eleitoral. Quem for candidato que se cuide.
Deputados - A 7ª Exposição Agropecuária de Buritis (Expobur) está sendo realizada desde quarta-feira (4) e será encerrada no domingo (7). Na sexta-feira (5) a Assembleia Legislativa realizará no seu estande na feira, sessão itinerante extraordinária a partir das 15h. Além de homenagens a pioneiros da região, os deputados estarão discutindo e aprovando projetos de importância para a região polarizada por Buritis. Também estão sendo ministrados cursos, por instrutores da Escola do Legislativo (EL), mantida pela Ale-RO. “Este é um momento em que o cidadão poderá manter um contato mais próximo com os parlamentares e, dessa forma, contribuir com ideias que possam garantir benefícios a sociedade”, destacou o presidente da Ale-RO, Marcelo Cruz (PRTB-PVH).
Respigo
Durante dez dias o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni (UB) estará fora da prefeitura. Ele solicitou licença por motivos pessoais +++ A presidente da câmara de vereadores, Rosária Helena (UB) comandou a sessão que deu posse ao vice, Peragibe Felix. A sessão de posse ocorreu na quarta-feira (3) na Câmara Municipal +++ Sobre a sucessão municipal em Porto Velho, comenta-se que Vinícius Miguel (PSB) e Samuel Costa (Rede) estariam dispostos a abrirem mão da parceria com a Frente Parlamentar. Caso a parceria PSB/Rede se consolide, quem estará batendo palmas, são os pré-candidatos, Mariana Carvalho (UB) e Léo Moraes (Podemos), pois a divisão favorece a ambos +++ Hoje (3) tem Grêmio e Palmeiras pelo Brasileirão a partir das 18h no Estádio Francisco Stedile em Caxias do Sul. O Palmeiras é o terceiro colocado com 27 pontos. Uma vitória o levará a segundo, um ponto atrás do Flamengo, que lidera com 30, mas tem um jogo a mais +++ O Grêmio precisa da vitória para deixar a zona de rebaixamento. O time gaúcho tem dois jogos a menos, que Corinthians e Fluminense, que estão abaixo dele.