Publicada em 29/07/2024 às 13h41
Convenções – A Frente Democrática capitaneada pelo PDT com PT, PV, PCdoB, que poderá, até o prazo para final das convenções (5 de agosto) e registro de candidaturas (15), ser ampliada, realizou uma convenção monstra na sede da Unopar em Porto Velho. Já o União Brasil com apoio de mais de uma dezena de partidos promoveu uma das maiores convenções já realizadas na capital. Os observadores políticos garantem, que os candidatos (por enquanto prés), pois os registros devem ser efetuados durante a semana apostam, que Mariana Carvalho (UB) e Célio Lopes, do grupo liderado pelo PDT provavelmente estarão no segundo turno, porque as eleições a prefeito de Porto Velho dificilmente serão decididas em primeiro turno. Na FD de Mariana temos o governador Marcos Rocha UB), o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Marcelo Cruz (PRTB) e o prefeito Hildon Chaves (PSDB).
Convenções II – Candidatos considerados com chances de chegar ao segundo turno, além de Mariana e Célio, já realizaram as convenções como MDB, com a juíza aposentada Euma Tourinho, inclusive com o vice, Rafael Claros, e o PSB, representado pelo presidente regional, Vinícius Miguel, ambos, por enquanto em candidaturas-solos. Outro nome considerado de ponta, jovem, mas com enorme experiência no processo político-eleitoral, que já passou pela câmara de vereadores, Assembleia Legislativa e Câmara Federal, Leo Moraes (Podemos), ainda, não realizou convenção e poderá compor com Benedito Alves (Solidariedade), ex-membro do Tribunal de Contas (TC) de Rondônia, que já realizou convenção sem parceiros partidários. É o mesmo caso de Samuel Costa (Rede), que está fechado com o Psol e tem identificação com o eleitorado, pois já foi candidato a prefeito. Hoje já temos como candidatos à sucessão municipal da capital Mariana Carvalho, Célio Lopes, Vinícius Miguel, Euma Tourinho, Benedito Alves e Samuel Costa. (3). Nomes homologados em convenções.
Vice – Durante o período que antecederam a data de início das convenções (20 de julho a 5 de agosto) os comentários predominantes nos bastidores da política da capital eram sobre os nomes a vices de Mariana e Célio Lopes. A ex-vereadora de Porto Velho e ex-deputada federal Mariana Carvalho e como vice o pastor Valcenir Silva, mais conhecido como Pastor Val, do PL, partido presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério. Célio Lopes, do PDT, que tem o ex-senador Acir Gurgacz na presidência regional também optou pelo segmento evangélico na disputa pela prefeitura da capital. A pastora e empresária Vilcilene Gil Caetano Melo, do PV, mais conhecida por Cila é a vice de Lopes. O MDB tem Euma a prefeita e concorre com chapa “puro sangue” tendo na vice o advogado Rafael Claros.
Podemos – A expectativa é sobre a convenção do Podemos, de Leo Moraes, que ocorrerá na Talismã 2, no próximo sábado (3). A semana promete ser das mais movimentadas no campo político, pois em todas as pesquisas Mariana Carvalho, Leo Moraes e Célio Lopes são apontados como nomes expressivos para chegar entre os primeiros nas eleições e outubro próximo. Resta saber quem serão os dois que estarão medindo forças no segundo turno, pois continuamos afirmando, que se eleger no primeiro turno em Porto Velho é muito improvável, e que dificilmente com dois do mesmo segmento político. O problema de Leo é conseguir parceiros, porque tanto Mariana como Célio estão alicerçados por grupos fortes. Hoje toda a mobilização política na capital está em torno da convenção do Podemos no sábado (3).
Vilhena – A Família Donadon, que sempre esteve em evidência na política do Cone Sul, irá disputar as eleições a prefeito de Vilhena nas eleições de outubro. A professora e ex-secretária municipal de Educação, Raquel Donadon (PRD), é pré-candidata à sucessão municipal e, além do seu partido tem o apoio do presidente regional do Agir36, Natan Donadon e do PSB. A parceria foi formatada na última semana entre PRD, PSB e Agir36, dentre outros partidos, que deverão se alinhar ao grupo que estão programando as convenções. Além de já ter comandado a área de educação do município, Raquel tem ampla experiência na política, pois convive com familiares que há tempos estão no segmento, como Marcos, ex-deputado estadual e ex-presidente da Ale-RO, Natan, ex-deputado federal, Melki, ex-prefeito e Rosângela, que é deputada estadual. Raquel foi candidata à Câmara Federal em 2014, não se elegeu, mas somou 17.498 votos. O PSD e seus parceiros realizarão convenções no sábado (3), das 18h às 21h no auditório do Centro de Treinamento e Cultura Sicoob Credisul.
Respigo
Se volume de pessoas ganhar eleições, a disputa pela Prefeitura de Porto Velho deverá ser das mais acirradas. As concentrações capitaneadas pelo União Brasil e PDT foram superprestigiadas com enorme presença popular +++ A do UB na Talismã 2 faltou melhor organização pelo volume de pessoas, que esteve na convenção. Já a do PDT o problema foi conseguir estacionar o veículo, uma tarefa hercúlea +++ Sábado (27) foi aberta a 39ª edição da Exposição Agropecuária e Comercial de Ariquemes-Expoari que será encerrada no dia 4, no Parque de Exposições da APA-Associação dos Pecuaristas de Ariquemes. No show de abertura se apresentou a dupla Hugo e Guilherme +++ Durante os dias de mostra teremos rodeio, exposição de animais de alta linhagem, palestras, concursos, além de shows artísticos. A Expoari é uma das mostras do gênero mais importante da Região Norte e tem uma das melhores arenas do Brasil +++ Esta semana, como na anterior, não temos expediente aberto ao público na Ale--RO. Os deputados estão de recesso, os gabinetes funcionaram nas duas primeiras semanas deste mês em forma de escala e, desde o dia 22 funciona somente com o pessoal administrativo +++ A extraordinária que estava marcada para a última semana foi transferida para terça-feira (30). Desde sábado (27) que o centro político do Estado está concentrado em Ariquemes, na 39ª Expoari.