Publicada em 01/07/2024 às 11h57
De acordo com as estatísticas do Chance de Gol, a probabilidade de classificação da locomotiva segue em 99,9%. Os cálculos matemáticos apontam que os pontos necessários para classificação para o mata-mata nessa porcentagem deve ser 25
O Gazin Porto Velho sofreu duas derrotas seguidas no Campeonato Brasileiro Série D, contra o São Raimundo-RR (4 a 1) e Manaus (2 a 1), e se manteve na segunda colocação do grupo A1 com 21 pontos. Pensando nisso, a equipe do ge.globo/ro fez uma pesquisa das últimas três edições da Série D sobre quais equipes se classificaram com a mesma pontuação atual da Locomotiva.
Em 2021, cinco equipes se classificaram com 21 pontos: o Moto Club se classificou na quarta colocação no grupo A2, com 14 jogos, 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas; o Atlético-CE ficou em quarto no grupo A3, com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas; o Brasiliense ficou na quarta colocação com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas; e a Caldense-MG também obteve 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas, ficando na quarta colocação.
Em 2022, três equipes se classificaram: a Jacuipense-BA com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas na terceira colocação do grupo A4; o Costa Rica-MS na terceira colocação do grupo A5 com 6 vitórias, 3 empates e 5 derrotas; e a Portuguesa-RJ, no grupo A7, em terceiro, com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas.
Em 2023, Maranhão-MA e Bahia de Feira conseguiram se classificar. A equipe maranhense se classificou em terceiro no grupo A2 com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, e a equipe baiana ficou na segunda colocação do grupo A4 com 5 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, ficando na segunda colocação por conta do saldo de gols, que era de 6 para o terceiro colocado.
O caminho do Porto Velho agora para busca à classificação: no próximo domingo (7), em casa, enfrenta o líder Manaus. Depois, joga fora de casa contra o Trem-AP e, na última rodada, enfrenta o Humaitá em casa. O Humaitá ainda não pontuou nesta Série D.