Publicada em 31/07/2024 às 14h46
Com o objetivo de fomentar o planejamento e a melhoria da política de trabalho e renda no sistema penitenciário brasileiro, teve início na terça-feira (30), em Roraima, o último encontro regionalizado dos gestores da política de trabalho prisional. A etapa Norte finaliza no dia 2 de agosto, e conta com a participação dos estados do Amazonas, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Pará e Tocantins. O governo de Rondônia participa da construção dos Planos Estaduais de Trabalho e Renda 2024/2027, por meio da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) através da Gerência de Reinserção Social (Geres).
Os Planos Estaduais de Trabalho e Renda 2024/2027, discutidos no encontro promovido pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), visam a melhoria da política de trabalho e renda no sistema penitenciário brasileiro, a fim de impulsionar a ressocialização de internos por meio do trabalho.
O governador do estado, Marcos Rocha pontuou que, encontros que focam na troca de experiências agregam no desenvolvimento dos projetos já implantados de todos os participantes, e no compartilhamento de conhecimento do que está dando certo. A forma como isso está sendo feito pode abrir possibilidades para o aprimoramento das políticas de ressocialização e no aumento do número de reeducandos sendo ressocializados por práticas laborais.
Para o gerente da Geres, Fábio Recalde, dividir com as demais gestões as tentativas e os acertos se torna primordial para a urgência de reeducar e reinserir a população privada de liberdade à sociedade. “Compartilhar o que dá certo diminui um longo caminho que seria percorrido até o êxito”, pontuou.