Publicada em 20/07/2024 às 10h02
Os 64 clubes que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro entram em campo neste final de semana para a disputa da última rodada da fase de grupos; 32 deles seguem na disputa pelo acesso a Série C.
O Porto Velho, representante rondoniense na quarta divisão do futebol nacional, já está classificado pelo Grupo A1. Com 25 pontos somente deixa a segunda colocação da chave se perder nesta rodada e o Princesa do Solimões vencer o São Raimundo e tirar a diferença de cinco gols.
O Grupo A1 é liderado pelo Manauara-AM. O time amazonense ostenta a melhor campanha da Série D com nove vitórias e quatro empates. O Manauara é o único que ainda não perdeu. Além disso, ostenta o melhor ataque com 33 gols marcados e tem uma das melhores defesas tendo sofrido apenas 6 gols. Além de Manauara e Porto Velho-RO, o Princesa do Solimões-AM, com 22 pontos, já está classificado pelo Grupo A1.
A última vaga desse grupo será definida apenas na última rodada e sairá do confronto direto entre Manaus-AM, que tem 21 pontos, e o Trem-AP que tem 18 pontos. O Trem, além de vencer para igualar em pontos e em número de vitórias com o Manaus, precisa que a vitória seja por pelo menos dois gols de diferença para tirar o saldo de gols que hoje é favorável ao Manaus.
São Raimundo-RR, Rio Branco-AC e Humaitá-AC já estão eliminados e jogam apenas para cumprir tabela. O Humaitá, aliás, tem a pior campanha da Série D com apenas 1 ponto conquistado, no empate com o também acreano Rio Branco. Com 12 derrota anotadas em 13 jogos, o Humaitá marcou apenas 7 gols e sofreu 33 ao longo da competição.
Os confrontos do Grupo A1 acontecem todos às 17h00 (de Brasília) deste sábado, 20 de julho. O Porto Velho recebe o Humaitá no Aluízio Ferreira. O Manaus joga na Arena da Amazônia valendo vaga contra o Trem. O São Raimundo se despede da sua torcida recebendo o Princesa do Solimões no Canarinho, em Boa Vista (RR). E no Florestão, o Rio Branco finaliza a sua participação na Série D contra o líder Manauara.