Publicada em 30/07/2024 às 13h41
BR 319 – Preocupante a decisão monocrática de uma juíza, que paralisou os trabalhos de restauração e repavimentação da BR 319, única ligação terrestre de Manaus com os demais Estados, excluindo-se Roraima. Uma comissão de técnicos do Governo Federal estudou os trabalhos de recuperação de a importante via, com cerca de 900km. Os trabalhos foram concluídos com a liberação da reconstrução do trecho do “Meião” com cerca de 500km, mas uma decisão provisória da 7ª Vara Ambiental e Agrária da Seção Judiciária do Amazonas (SJAM) interditou a obra atendendo Ação Civil Pública do Observatório do Clima. O Ministério dos Transportes apontou que a repavimentação da BR-319 é viável ambientalmente desde que cumpra requisitos como cercamento de parte da rodovia com implantação de 500 km de proteção física a fim de preservar a fauna na área crítica do "trecho do meio". A Amazônia é uma festa para os estrangeiros...
Combustíveis – A partir de quinta-feira (1º) gasolina e diesel, que são oriundos da destilaria de Manaus estarão custando R$ 0,40 a mais por litro. A seca do Rio Madeira está prejudicando a navegação e as balsas de combustíveis estão transportando cargas mínimas. O sindicato da categoria (Sindipetro) está alertando para o aumento no preço dos combustíveis, no caso, provocado pelo transporte do diesel e da gasolina via, Rio Madeira, que está com a navegação noturna interditada e as barcas, com cargas mínimas, além de um aumento superior a 2,4 mil quilômetros na rota de navegação. Difícil a situação de os proprietários de veículos de Rondônia, que sofrem com a cartelização, explícita, pois a diferença de preços na quase totalidade dos postos de combustíveis é de centavos. Em cidades do interior, como Ji-Paraná, onde o diesel e a gasolina são transportados via rodoviária do porto de Porto Velho, no Rio Madeira, com cerca de 400km, é possível adquirir os combustíveis a preços inferiores, o que caracteriza a cartelização. É o fim da rosca...
Eleições – A disputa pela Prefeitura de Porto Velho, em outubro próximo, aos poucos vai tomando forma. Já estão definidos nomes de ponta, como Mariana Carvalho, do União Brasil e partidos federados, Célio Lopes e mais as siglas da Frente Democrática, Vinícius Miguel (PSB), Euma Tourinho (MDB) e Samuel Costa, Rede/Psol. Dos citados, Vinícius e Euma estão em campanha solo, e Samuel tem o apoio do Psol. A espera é pela convenção de Leo Moraes, presidente regional do Podemos, que deixou a direção do Detran-RO para enfrentar as urnas em outubro próximo. Na sua convenção (não apresentou, até o fechamento da coluna, por volta das 13h, o seu vice), no sábado (3), na Talismã 21 deverá ser anunciado quem será o seu vice. Por enquanto nada se sabe.
Parceria – Há quem aposte que Leo Moraes, que já foi vereador, deputado estadual e deputado federal já teria compromisso firmado com Vinícius Miguel, que preside o PSB no Estado e considerado político de centro-esquerda. Não há dúvida, que seria uma parceria para somar, apesar de ambos serem jovens, mas de segmentos políticos diferentes. Vinícius não teve mandato, mas esteve perto na disputa pelo Governo do Estado em 2018 ficando em quarto lugar com 14,44% dos votos válidos, e da prefeitura da capital em 2020, quando não chegou ao segundo turno por menos de 10% dos votos para Cristiane Lopes (PP). Também seria uma forma de Moraes chegar ao segundo turno, considerado inevitável em Porto Velho, pois poderá agregar eleitores de esquerda com Miguel de vice. As informações de bastidores é que Leo Moraes já teria contratado empresa de enorme experiência em eleições no País, e que não faltarão recursos para a campanha. Vamos aguardar a convenção do próximo sábado.
Vilhena – A informação é do site “Extra de Rondônia”, com sede em Vilhena. O MDB do município, que estava com pré-candidatura a prefeito, abriu mão, após reunir membros do diretório e optou pela indicação de um vice, que seria o pré-candidato, Ronildo Macedo. A tendência é se unir ao Grupo Donadon, que tem Raquel (PRD) como pré-candidata (convenção será no próximo dia 3, as 18h às 21h no Centro de Treinamento Cultural Sicoob Credisul. Na quarta-feira (31) lideranças dos dois partidos estarão reunidas para discutir a possibilidade da parceria, mas pessoas ligadas aos dois partidos garantem, que já estaria tudo formatado e que falta somente bater o martelo.
Respigo
Para quem gosta de futebol um ótimo jogo na noite de hoje (30), a partir das 20h30, pelas quartas de final da Copa do Brasil. No Estádio Nilton Santos. Botafogo e Bahia fazem o jogo de ida +++ O jogo de volta será na próxima semana na Arena Fonte Nova, em Salvador. O Botafogo é o vice-líder e Bahia o sétimo colocado no Brasileirão Séria A +++ Assustadora a ameaça de morte, pública, em um restaurante, de um empresário do ramo de coleta de lixo em Rondônia ao prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Lamentável... +++ Calor intenso em Porto Velho, o que não é novidade. Por volta das 12h, 33 graus e sensação térmica de 38 graus +++ A umidade estava em torno de 55%, baixa para a região. Não chove na capital de Rondônia há tempos, porque estamos no Verão Amazônico (seca durante meses) +++ Outro problema é com as queimadas que aumentaram muito. E não ocorre somente na área rural, mas também no perímetro urbano deixando o ar comprometido e ampliando os problemas respiratórios em crianças e idosos, mais sensíveis a atmosfera poluída.