Publicada em 18/07/2024 às 14h00
Convenções – A maioria dos partidos políticos já marcou convenções para montarem as chapas a prefeito, vice e vereador, com os nomes dos candidatos aos cargos que estarão em disputa nas eleições de outubro próximo. Uma das convenções mais esperadas é da pré-candidata Mariana Carvalho (UB), que ainda, não tem um nome apontado como vice e, certamente, hoje, um dos cargos mais disputados na política da capital. Vários políticos foram citados como prováveis nomes a vice de Mariana. Além do União Brasil, dividem a convenção Republicanos e a federação partidária PSDB-Cidadania. A convenção será realizada no próximo dia 27, no recinto da Talismã 21, a partir das 8h e a expectativa é de público recorde.
Convenções II – Lideranças políticas regionais e interestaduais já confirmaram presença na convenção liderada por Mariana Carvalho, como Antônio Rueda, presidente nacional do União Brasil; o governador Marcos Rocha, o vice-governador, Sérgio Gonçalves, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves; e o deputado federal Maurício Carvalho, além de todos os presidentes estaduais de os partidos envolvidos, demonstrando a importância e o peso político do evento. O prefeito Hildon Chaves (PSDB), que lidera o apoio à Mariana Carvalho para sua sucessão, disse que acredita firmemente, “que essa coligação, formada por União Brasil, Republicanos e PSDB, além de outros partidos que deverão somar conosco, representa o melhor caminho para continuarmos avançando”.
Vereadores – A campanha política terá início, somente após as convenções municipais que serão abertas no sábado (20) e encerradas no dia 5 de agosto. O prazo para registro no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é 15 de agosto e, posteriormente, liberada a campanha eleitoral. Mesmo na condição de pré-candidatos é enorme o número de pessoas que está se apresentando como pretendentes a uma das 23 cadeiras da Câmara Municipal de Porto Velho, hoje composta de 21 vereadores, mas com duas vagas a mais para os mandatos a partir de janeiro do próximo ano. Muitos têm condições de aspirar uma das vagas, inclusive com planejamento viável, mas uma boa parcela sonha, delira e acredita, que se eleger vereador é uma tarefa simples. E não é. Certamente é o cargo político mais difícil de se conseguir um mandato. A divisão é muito grande, inclusive em família. E muitos terminarão a campanha desiludidos, porque não conseguiram seus objetivos. Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
Pimenta – A disputa a prefeito e vice em Pimenta Bueno promete ser concorrida. O prefeito Arismar Araújo (Podemos) está no segundo mandato e não poderá concorrer, mas apoia a pré-candidata professora Marcilene Rodrigues, também do Podemos, e já se manifestou publicamente sobre isso. Seu vice-prefeito Valteir Cruz (UB), é pré-candidato, tem o apoio do governador Marcos Rocha (UB) e também do deputado estadual Jean Mendonça (PL), hoje a maior liderança regional em Pimenta Bueno, que já foi vereador e prefeito do município. A convenção para formatação de Valteir como candidato, a confirmação da professora Eliane Barbosa como vice, e dos postulantes ao cargo de vereador não foi marcada, mas deverá ocorrer na próxima semana.
Senado – As eleições gerais de 2026 (presidente da República, governadores e os respectivos vices; duas das três vagas dos Estados e Distrito Federal ao Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas estão distantes, mas mobilizam os políticos para as municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro próximo. As vagas de governador e as duas ao Senado são as que mais movimentamos bastidores. Ao governo, Marcos Rocha (UB) está no segundo mandato e fora da disputa e tentará uma das vagas ao Senado. Marcos Rogério (PL) e Confúcio Moura (MDB) estão com mandato até 2024. Marcos Rogério vai à reeleição ou novamente concorrer a governador? Em 2020 perdeu para Rocha nos dois turnos, quando era considerado eleito. E Confúcio, irá tentar mais um mandato ou disputará a sucessão estadual ou irá pendurar as chuteiras? Ele já foi governador em dois mandatos seguidos. As apostas estão abertas....
Respigo
A Assembleia Legislativa (Ale) realizará reunião extraordinária na sexta-feira (19), a partir das 15h. A extraordinária chegou a ser anunciada, via “Diário Oficial”, para hoje (18), a partir das 10h, mas foi adiada para sexta-feira +++ Na convocação dos deputados não consta a pauta, mas tudo indica que será de assuntos relacionados com Governo do Estado. Os deputados estão em recesso parlamentar, só retornam aos trabalhos normais a partir de agosto, por isso a necessidade de a extraordinária +++ No jogo entre Botafogo e Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro na noite de quarta-feira (17) foi possível notar que nem tudo está perdido no futebol brasileiro. Tivemos um jogo aberto, com os dois times procurando o gol bem diferente das retrancas e ante jogo dos últimos tempos +++ O Botafogo venceu (1x0) com um futebol objetivo, agressivo. Méritos para os goleiros, que jogaram muito com ótimas defesas, por isso o placar mínimo.