Publicada em 13/07/2024 às 08h39
Rolim de Moura está entre as melhores cidades de Rondônia para se viver. A capital da Zona da Mata alcançou uma pontuação de 58,93, e garantiu a terceira colocação no ranking, de acordo com estudos internacionais baseados no Índice de Progresso Social (IPS).
A posição de destaque foi alcançada após a avaliação positiva da qualidade de serviços essenciais como educação, lazer, taxas, alfabetização, oferta de oportunidades e infraestrutura.
Para o prefeito Aldo Júlio, o resultado reflete o esforço dos gestores públicos locais e da sociedade organizada na busca por progresso e aprimoramento do bem-estar.
“Nos últimos anos Rolim de Moura tem recebido grandes investimentos em áreas estratégicas, proporcionado assim uma significativa melhora das políticas públicas e na infraestrutura do município“, destaca o chefe do executivo municipal.
Além de Rolim de Moura, a lista das melhores cidades do estado é composta por Cacoal, que lidera o índice, seguido por Vilhena. A quarta posição ficou com Cerejeiras aparece e Pimenta Bueno fecha o top 5.
O Índice de Progresso Social (IPS) é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Com a finalidade de verificar se as pessoas possuem condições adequadas para seu desenvolvimento. A ferramenta é utilizada para auxiliar órgãos públicos, empresas e sociedade civil no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e programas voltados ao progresso social. O IPS também permite comparar municípios, estados e regiões.