Publicada em 01/07/2024 às 08h20
Neste ano de 2024 haverá eleições em todos os condomínios do Brasil para a escolha dos novos síndicos. Por isso, o burburinho é muito grande entre boa parte dos condôminos. O TRE, Tribunal Reformador das Exclusões, já esteve em campo induzindo com propagandas falsas todos os eleitores a votarem para escolher os seus representantes. No Brasil, infelizmente, votar para a escolha de qualquer síndico de condomínio é uma tarefa obrigatória e não optativa, embora sejamos uma democracia cantada em prosa e verso. E quem não votar, terá punição, ainda que branda. Os candidatos a síndico e também para o Conselho Fiscal dos respectivos condomínios estão bem otimistas. Assim, muitas reuniões são marcadas constantemente entre muitos dos candidatados para que se possam decidir, com antecedência, os destinos de todos os moradores desses residenciais.
No Condomínio “Esperança da Pobreza”, localizado num dos rincões do país, o resultado do pleito já está praticamente decidido. Quem vai ganhar as próximas eleições serão os candidatos da direita e da extrema-direita. Todos os 21 conselheiros daqueles apartamentos, por exemplo, estão alinhados com o atual síndico. Não há oposição nem também nenhum candidato da esquerda. Esse síndico atual não pode, por lei, concorrer a um terceiro mandato, mas quer ser futuramente um ‘inspetor de quarteirão’ e por isso está depositando todas as suas fichas em seus escolhidos. Assim, todos eles convocam para se reunir e se reúnem para convocar. Reuniões e mais reuniões de conchavos são marcadas. Numa delas, discutem-se como serão os discursos na futura campanha para continuar enganando os moradores, que em última análise é quem sustenta o condomínio com taxas.
No “Esperança da Pobreza” nada nunca funcionou direito, mas por incrível que pareça, quase todos os moradores dali estão alegres e felizes com a administração de agora. Não há fornecimento de água potável, não há arborização, não há esgotos ou uma boa coleta de lixo no residencial. O síndico atual está construindo uma guarita nova no mesmo lugar da velha e vai inaugurá-la vergonhosamente um mês depois do fim da atual campanha eleitoral. E ninguém contesta nada! Esse administrador é um verdadeiro “mito” entre os tolos inquilinos. A direita e a extrema-direita fizeram direitinho a cabeça dos habitantes daquela “morada do satanás”. Nessas reuniões fica hipocritamente decidido que a partir das próximas eleições, “tudo deve mudar naquele condomínio”, mas para ficar “tudo do mesmo jeito”. Ou seja, os administradores vão continuar sempre no poder.
O “Esperança da Pobreza” não tem sequer um “Built to Suit” para atender aos seus moradores. Fala-se que vão construir um, talvez só no próximo pleito. Haverá, agora, vários candidatos ao Conselho Fiscal e também alguns candidatos a síndico que devem prometer, durante as campanhas eleitorais deste ano, que vão fazer um novo hospital em tempo recorde. Os moradores acreditam e ainda aplaudem aquelas falsas promessas. E muitas pessoas dali estão esperançosas com o único “açougue” que têm. “Nada de fazer rede de esgotos nem de saneamento básico no residencial. Sempre fomos felizes assim: comendo merda e esperando dias bem melhores”, dizem alguns dos alegres residentes-eleitores. Antes de acontecer o pleito propriamente dito, quase todos os candidatos ao Conselho Fiscal já decidiram, se eleitos, dar total apoio ao novo síndico ou até mesmo síndica que será eleito(a). Falam até que o “campo de pouso”, ali perto, terá muitos voos.
*Foi Professor em Porto Velho.