Publicada em 22/07/2024 às 09h47
A saúde de Monte Negro e de São Francisco do Guaporé foi reforçada com emendas parlamentares disponibilizadas pelo deputado estadual Alex Redano (Republicanos) para a aquisição de métodos contraceptivos (Implanon) para o atendimento de mulheres de ambos os municípios.
Foi assegurado o valor de R$ 100 mil para Monte Negro e outros R$ 100 mil para São Francisco do Guaporé, que já estão na conta das respectivas prefeituras para a aquisição implante hormonal subdérmico para anticoncepção hormonal.
“Destinamos essas emendas com o objetivo de garantir às mulheres mais segurança à saúde da mulher, durante o seu ciclo menstrual, com o intuito de evitar cólicas entre outros incômodos indesejados, pois ajuda a regular o ciclo menstrual e os sintomas da endometriose, bem como pode diminuir o risco de desenvolvimento de câncer de endométrio e de ovário por inibir a proliferação da camada endometrial do útero”, lembrou o deputado estadual Alex Redano.
O implante anticoncepcional é um método contraceptivo reversível de ação prolongada, com alta eficácia para evitar gravidez. Ele é em forma de bastão, com 4 centímetros de comprimento e 2 milímetros de diâmetro. Dentro dele há o etonogestrel, um hormônio sintético semelhante à progesterona, que é liberado continuamente para inibir a ovulação, além de alterar o muco cervical, impedindo a passagem de espermatozoides.
"O Implanon é um dispositivo que libera hormônios no corpo da mulher a fim de evitar a gravidez. Os recursos já estão nas contas das prefeituras, recebemos essas demandas, e aproveitamos a oportunidade em destinar essas emendas, recebi o pedido de amigos que estão na linha de frente da saúde e que conhecem bem as necessidades da população", pontuou o deputado.