Publicada em 18/07/2024 às 12h02
O Poder Judiciário, em parceria com a Fundação de Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron), promoveu nos dias 10 e 17 de julho a campanha de doação de sangue e cadastro de doador de medula óssea. As doações aconteceram na Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), no dia 10, e no Fórum Geral de Porto Velho César Montenegro, no dia 17.
A campanha faz parte do projeto "Promoção da Saúde no TJRO", que busca incentivar a solidariedade e a saúde entre os(as) servidores(as), magistrados(as), estagiários(as) e colaboradores(as), além de facilitar o processo de doação, devido à baixa dos estoques de sangue e a necessidade do aumento de doadores na região.
Um dos doadores foi o juiz Guilherme Baldan. Durante o atendimento, ele comentou que o ato de doar sangue é um ato de amor. “Todas as pessoas que já passaram por uma situação na família ou com alguém próximo, em razão de doença, ou acidente, sabem da importância da doação de sangue. Se todo mundo doar, os bancos de sangue ficam com os estoques sempre abastecidos. A doação é sempre importante e é interessante que ela seja feita com frequência pelos doadores”, disse.
Segundo o Ministério da Saúde, uma única doação pode salvar a vida de até quatro pessoas e é insubstituível. Além das melhorias coletivas, a doação de sangue traz benefícios para o doador, como na saúde cardiovascular, por exemplo.
Recado destacado pelo doador João Victor, servidor do TJRO. “A importância de você doar sangue é, sobretudo, porque você consegue doar para várias pessoas que estão precisando e você também ajuda a sua própria saúde. Além de outros benefícios, como direito a isenções em concursos públicos. Então a doação de sangue é boa para todos”, contou.
No total, a campanha obteve 73 intenções e efetivou 68 doações de sangue, alcançando mais de 93% do público interessado. No dia 10, foram registradas 31 intenções de doação e efetivadas 26. No dia 17, foram registradas 42 intenções e efetivadas 40 doações.