Publicada em 30/07/2024 às 08h41
A realização da Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia - Robustas Amazônico marcará um novo momento para a cafeicultura rondoniense. Nos últimos anos, o café produzido nas diversas regiões do estado tem conquistado o seu espaço no cenário nacional e também internacional, onde a Feira deve contribuir ainda mais com a promoção dos cafés produzidos em Rondônia.
Recentemente, uma reunião aconteceu para definir diversos assuntos para a garantia do sucesso da Feira, entre eles logística, infraestrutura e recursos. Participaram desta reunião, representando o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Rondônia, o diretor-superintendente do Sebrae RO, Clébio Billiany de Mattos, e a assessora Fabiana Riva.
“A promoção desta feira apresenta mais um passo importante para Rondônia, gerando maior visibilidade para o Café produzido no estado e que já é reconhecido por sua qualidade no Brasil e no mundo. Por isso, com certeza, é mais um evento que terá o apoio do Sebrae RO”, enalteceu Clébio Billiany.
Do ponto de vista do superintendente do Sebrae RO, a reunião foi fundamental para articular e alinhar todas as estratégias para a realização da Feira, que está sendo planejada tanto para os expositores de café especiais, como para os empreendimentos voltados à inovação e tecnologia na agricultura e às instituições que apoiam o cultivo do café. A Feira acontecerá em outubro, no município de Cacoal. Dentro deste evento, serão anunciados e premiados os vencedores da 9ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia – o Concafé.
“O cultivo do café representa a maior produção de lavouras permanentes em Rondônia, por isso a importância de realizar ações que promovam a cadeia produtiva. Neste sentido, o Sebrae articula ações junto às instituições públicas e privadas, com o intuito de melhorar o ambiente de negócios dos pequenos empreendedores rurais”, descreveu a assessora Fabiana Riva.
A reunião foi promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), recepcionada pela Associação dos Cafeicultores da Região das Matas de Rondônia (Caferon), juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), o Sicoob, o Instituto Federal de Rondônia (IFRO), a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), a LaCoop Brasil – Cooperativa dos Agricultores Familiares da Amazônia, o Câmara Setorial do Café, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (Senar/RO), a Federação de Agricultura e Pecuária de Rondônia (Faperon) e demais convidados.