Publicada em 16/07/2024 às 08h24
Em reunião realizada em 15 de julho, segunda-feira, servidores do Ibama, ICMBio e Serviço Florestal debateram os acontecimentos da semana passada e delinearam estratégias para a reorganização do Movimento Grevista em Rondônia. O encontro teve a participação de integrantes do Sindsef/RO, diretor Francisco Torres e advogado Tiago Wagner.
Os representantes do Comando de Greve e servidores Emerson Aguir e Sophia Leão, trouxeram atualizações para a categoria, compartilhando detalhes sobre a audiência de conciliação no Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizada em 11 de julho, com o intuito de buscar entendimento acerca da paralisação dos servidores da Área Ambiental.
A principal conclusão da audiência, segundo os servidores em greve, foi a necessidade de se firmar um acordo a respeito da essencialidade do serviço, defendendo a manutenção de 30% das atividades relacionadas a riscos de vida e catástrofes, ao contrário da decisão liminar que impôs retorno de 100%, inviabilizando a greve. Não houve discussão sobre a reestruturação ou término da greve durante o reunião.
Nesse meio tempo, apesar do retorno às atividades, a categoria permanece engajada e aguarda o desfecho da decisão do STJ, que estipulou prazo até esta terça-feira, 17 de julho, para que os órgãos se pronunciem sobre a retomada das negociações com a MGI e os servidores em greve.