Publicada em 06/07/2024 às 10h34
Os investimentos na qualificação do queijo produzido em Rondônia, mediante políticas públicas implementadas pelo governo estadual, colocam o estado em destaque nacional. Além das premiações nacionais, cinco técnicos, lotados na Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), foram selecionados para compor o grupo de julgadores de melhores produtos internacionais. Os técnicos rondonienses participaram da ExpoQueijo 2024, na Araxá International Cheese Awards, evento que é vitrine para o mundo queijeiro artesanal, e aconteceu entre os dias 27 e 30 de junho, em Minas Gerais.
Os cinco rondonienses fizeram parte de um grupo de 200 jurados que avaliaram queijos de leites cru e pasteurizado de vaca, cabra, ovelha, búfala ou mistura de espécies. A avaliação foi baseada em critérios como aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. A análise foi dividida em três fases. A primeira classificou em ouro, prata e bronze os primeiros lugares de cada categoria. A segunda fase avaliou os medalhistas com ouro e selecionou os 15 melhores queijos do mundo.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o convite para os técnicos fazerem parte do corpo de jurados mostra mais uma vez o empenho do governo com o desenvolvimento da produção agrícola do estado. “A gestão estadual tem investido em ações que fortalecem a agricultura familiar, especialmente com programas voltados à produção leiteira”, ressaltou.
O concurso atraiu empresários, estudantes, pesquisadores, produtores rurais e o público em geral, que puderam prestigiar a produção de queijo das regiões de todo o Brasil. A feira recebeu queijos de grande parte do mundo, com 14 países concorrendo. O movimento visa fortalecer a marca do queijo brasileiro e potencializar a agricultura familiar para a geração de riqueza, emprego e renda, em todo o território nacional.
TÉCNICOS VALORIZADOS
O titular da Sectetaria de Estado da Agricultura (Seagri), Luiz Paulo, estimulou a participação dos técnicos no evento, pela importância de Rondônia no cenário nacional da produção de queijo. “Estamos investindo em qualidade no estado e os técnicos são responsáveis pelo desenvolvimento da cadeia produtiva”, evidenciou.
O evento contou com a participação da coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri e extensionista rural da Emater-RO, Isis Fabiana Ximenes; extensionista rural da Emater-RO e assessora na Seagri, Etiene Marques Bezerra; e dos extensionistas da Emater-RO, Matheus Folador, Flávia Costa Ferreira e Gilvânia Lucia.