Publicada em 26/07/2024 às 14h22
Dentro do trabalho que realizada, desde o último domingo, no interior do Estado, o Tribunal de Contas (TCE-RO) está no município de Rolim de Moura. São vistoriados o Hospital Municipal Amélio João da Silva e a UPA Luci Emiko Kitamura.
O objetivo da ação é avaliar a disponibilidade de profissionais de saúde, o armazenamento e fornecimento de medicamentos, a disponibilização de exames, além da qualidade do atendimento prestado à população.
NO HOSPITAL
No hospital, que é referência regional em obstetrícia, verificou-se, durante inspeção noturna, que os médicos da escala estavam presentes. Os exames laboratoriais são atendidos por empresa terceirizada.
Os equipamentos de raio x, de ultrassom e de eletrocardiograma também funcionam normalmente. A alimentação oferecida aos pacientes é preparada no próprio hospital, que possui uma excelente estrutura de cozinha e um ambiente limpo e organizado.
Os pontos de melhoria: necessidade de formalizar rotinas para elaboração de escalas, trocas de plantão e marcação de férias dos profissionais de saúde.
De igual modo para pedidos e realização de exames, bem como prescrição e dispensação de medicamentos. Foi ainda apontada melhoria na questão dos controles internos do hospital.
NA UPA
Em relação à UPA, foi informado, pelo gestor, que estão sendo providenciados protocolos das rotinas atualmente praticadas na unidade.
A UPA é uma das quatro no estado de Rondônia contemplada por um programa do Hospital do Coração (HCOR) de São Paulo, com a disponibilização de um aparelho moderno de eletrocardiograma.
Isso inclui treinamento dos profissionais de saúde e assistência pelos médicos do próprio HCOR na avaliação dos casos clínicos. Isso permite que os usuários da saúde tenham acesso a exames de ECG de maneira eficiente e rápida.