Publicada em 28/08/2024 às 09h38
A Direção da empresa Águas de Jaru, nova responsável pelo abastecimento de água tratada em Jaru realizou uma reunião com os membros da imprensa representantes de TV, rádios e sites para debater sobre as ações que a concessionária vem realizando e seus projetos a serem implantados.
O diretor Operacional da empresa, Ary Carlos Laydner falou sobre a parte institucional da Águas de Jaru.
”Reforçamos nosso compromisso com a população de Jaru para que as famílias, empresas e indústrias tenham mais qualidade para suas atividades diárias e econômicas, com água na torneira de forma contínua. Estamos atuando nas melhorias de todo o sistema de abastecimento profissionais capacitados e equipamentos de alta tecnologia”, destacou Ary.
Ele disse ainda que a concessionária também irá realizar ações com atendimento itinerante, levar os serviços até os bairros para facilitar o acesso dos moradores a atualização de cadastro, assim como demais serviços.
Depois foi a vez do diretor Executivo da Águas de Jaru, Robson Cunha falar sobre a parte operacional e o Plano de 100 dias.
Em Jaru, a rede de abastecimento de água tratada agora conta com tecnologia de ponta, para monitorar todo o sistema. O acompanhamento ocorre de forma remota, em tempo real e 24 horas por dia, por meio dos pontos de monitoramento de pressão de água captado pelo aparelho datalogger, instalado em vários pontos da cidade.
Nos primeiros dias após o início da operação da Águas de Jaru no município, no último dia 24 de julho, a concessionária já implantou 46 equipamentos nos setores 02, 03, 04, 05, 07 e 08, nos residenciais Savana Park, Orleans, Jardim Europa, Cidade Alta e Jardim Primavera. Nos próximos dias, os pontos de monitoramento serão ampliados para 55 localidades, já mapeadas pela Águas de Jaru.
O aparelho datalogger, envia as informações por transmissão remota até o Centro de Controle Operacional (CCO) da Águas de Jaru. O CCO é responsável por monitorar todo o sistema de abastecimento da cidade 24h por dia, observando por exemplo, dados como a pressão, vazão de água, níveis dos reservatórios e status dos equipamentos de bombeamento em todos os bairros da cidade. As informações repassadas pelo aparelho da taloguer contribuem para maior agilidade no trabalho das equipes da concessionária, na solução de eventuais ocorrências.
“O datalogger permite observar, de forma instantânea, e pelo celular, possíveis irregularidades no sistema de abastecimento e distribuição. Ele fica instalado em pontos planejados da rede, toda a rede conectada naquele setor. Com o datalogger conseguimos compreender o problema, e antecipar as ações para resolução, reduzindo os transtornos”, declarou Robson.
A Águas de Jaru assumiu a operação dos serviços no último dia 24 de julho, e no Plano de 100 dias que vem sendo desenvolvido, a primeira missão da concessionária é avançar com o abastecimento de água tratada, garantindo água de qualidade nas torneiras, 24 horas por dia, para cerca de 50 mil jaruenses.
Em seguida, o coordenador de Responsabilidade Social da empresa, Janderson Araújo falou sobre os projetos sociais que vêm sendo implantados pela Águas de Jaru no município.
Entre os programas e projetos ele falou do o Programa Nascentes, desenvolvido pela concessionária em parceria com a Secretaria Municipal de Saúdo, que visa promover um encontro anual com os agentes comunitários de saúde e endemias do município, com o objetivo de valorizar o trabalho deste profissional; o Programa Voluntariado, que são ações sociais lideradas por seus colaboradores de maneira estratégica, estruturada e sistematizada, contribuindo para que o trabalho voluntário seja um valor dentro da empresa.
Dessa forma, aproximamos os trabalhadores da comunidade e contribuímos para o atendimento de demandas sociais; o Projeto Portas Abertas, que tem o objetivo de receber visitantes para conhecer suas instalações de Estações de Tratamento de Água, Estações de Tratamento de Esgoto e Centros de Operação de forma qualificada e inovadora, respeitando as particularidades relacionadas ao perfil de cada grupo, como a faixa etária; e o projeto Saúde Nota 10, que proporciona aos professores e alunos das escolas de Ensino Infantil, Fundamental I, Fundamental Il e Ensino Médio a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos em cidadania, meio ambiente, água e saneamento, temas que são transversais a diversas disciplinas. Por meio de módulos contendo atividades práticas adaptadas a cada faixa etária, utilizaremos recursos tecnológicos e audiovisuais, bem como experiências in loco em que os alunos serão incentivados a pensar em soluções para sua escola e seu bairro no que tange o uso da água, o tratamento do esgoto e a destinação de resíduos; o projeto Futebol de Rua, que tem o objetivo de promover a prática esportiva, aliada a atividades pedagógicas, contribuindo para o desenvolvimento esportivo e social das crianças da rede pública de ensino. As aulas acontecem no contraturno escolar no período da manhã e da tarde.
CADASTRAMENTO
O cadastramento pode ser feito pelo telefone 0800 690 0100 disponível para ligações e mensagem via WhatsApp, e presencialmente na Loja de Atendimento da Águas de Jaru, localizada à rua Belo Horizonte, nº 1243, no Setor 03.
O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. Os documentos necessários para o cadastramento são RG, CPF e um comprovante de residência.