Publicada em 27/08/2024 às 15h08
No início de agosto, entre os dias 05 e 09, a cidade de Barra do Piraí (RJ) foi palco da 52ª Jornada de Foguetes. O evento nacional reúne estudantes de todo o Brasil para testar suas habilidades na construção e lançamento de foguetes. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, esteve representado no torneio e mais uma vez destacou-se na competição. A competição, que já se consolidou como uma das principais atividades do gênero no país, é parte integrante da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que, em sua 18ª edição, contou com a participação de mais de 2.000.000 de alunos em sua fase inicial.
Neste ano, o Campus Cacoal foi representado pela equipe denominada de Operação Rio, formada por Camylla Silva de Souza, Eliz Passos Moura e Gabriely Barbosa, sob orientação do Professor Agmar Felix. As alunas conquistaram a vaga na Jornada de Foguetes após performance excepcional na fase classificatória da MOBFOG, e viajaram para Barra do Piraí para competir ao lado de outras 64 equipes selecionadas em todo o Brasil.
Durante a Jornada, as representantes do Campus Cacoal tiveram a oportunidade de lançar foguetes construídos com garrafas PET e impulsionados pela reação entre bicarbonato de sódio e vinagre, competindo no Nível 4 da competição. O sucesso em Barra do Piraí é motivo de orgulho não apenas para as participantes, mas para toda a comunidade do Campus Cacoal. “Tivemos o prazer e a honra de representar nossa instituição na 18ª Jornada de Foguetes, um evento que proporciona experiências enriquecedoras e oferece inúmeros benefícios para nós, alunos. Esse evento tem a incrível capacidade de expandir nossos horizontes de diversas formas, tanto no âmbito sociocultural quanto, especialmente, na esfera acadêmica”, comemora Camylla.
Ela ainda explica que “participar da Jornada nos dá a chance de conhecer figuras inspiradoras e adquirir novos conhecimentos, que levamos conosco e compartilhamos com nossos colegas. Estamos profundamente gratos pela oportunidade de participar de um evento tão excepcional e único, que enriquece nossa formação e nos motiva a seguir aprendendo e crescendo”.
Para o Professor Agmar, “nossa alegria com os resultados alcançados na competição deste ano é imensa. É evidente que estamos evoluindo a cada passo, e isso nos motiva a seguir em frente. Queremos agradecer profundamente à direção do campus na pessoa do nosso diretor Adilson Miranda e aos familiares dos alunos, cujo apoio e confiança foram fundamentais para essas conquistas. Sem eles, nada disso seria possível. Os eventos como este proporcionam aos alunos um aprendizado que vai muito além das paredes da sala de aula. Além dos lançamentos, eles têm a oportunidade de participar de oficinas e palestras que os conectam a um universo de possibilidades, mostrando como o conhecimento adquirido aqui pode abrir portas, tanto no Brasil quanto no exterior, especialmente para aqueles que se destacam em olimpíadas científicas”.
Comemorando que a participação das equipes de Cacoal não passou despercebida, e em meio a uma disputa acirrada com outras escolas e institutos, as alunas alcançaram marcas impressionantes, que lhes garantiram o título de campeãs, o docente acrescenta que “nosso objetivo é continuar expandindo esse trabalho, envolvendo mais alunos, superando nossas metas e promovendo a ciência de uma forma viva e prática. Estamos comprometidos em ir além do quadro branco, inspirando nossos estudantes e preparando-os para um futuro brilhante”.