Publicada em 21/08/2024 às 17h01
Entre os dias 12 e 14 de agosto, o curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), passou por processo de avaliação conduzido por avaliadores designados pelo Ministério da Educação (MEC). O resultado foi uma nota 4, um indicativo de excelência, considerando que a escala de avaliação do MEC varia de 1 a 5, sendo 5 o padrão máximo de qualidade.
Para o campus, a nota 4 recebida pelo Curso de Gestão Pública EaD do IFRO Campus Porto Velho Zona Norte é um claro indicativo de que a instituição mantém um alto padrão de qualidade, beneficiando diretamente seus estudantes e fortalecendo a reputação do IFRO no cenário educacional. O Tecnólogo em Gestão Pública na modalidade a distância tem o objetivo de formar profissionais comprometidos com o desenvolvimento sustentável, em seu tripé ambiental, social e econômico, com competência para o planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos públicos.
O Diretor-Geral do campus, Jeferson Cardoso da Silva, comentou sobre a importância da avaliação. “Entendo que a nota recebida representa um mecanismo de avaliação importante. Contudo, é fundamental esclarecer que tal processo conduzido por avaliadores designados pelo MEC não captura todos os aspectos positivos do curso, tampouco os desafios enfrentados pela equipe de ensino na formação dos nossos estudantes. Percebeu-se que, em razão de variáveis não controladas pelo campus, nossa nota final foi impactada e isso pode ser um fator a ser trabalhado na perspectiva de obtermos a nota máxima em avaliações futuras”.
Segundo a Coordenadora do curso, Marialva de Souza Silva, “a nota recebida pelo curso de Gestão Pública EaD após avaliação do MEC reflete adequadamente a qualidade do curso e seus impactos na formação dos alunos. É importante, antes de tudo, esclarecer que a avaliação do MEC leva em consideração o desempenho dos estudantes no Enade, a titulação e o regime de trabalho dos professores, bem como a estrutura do projeto político-pedagógico dos cursos e a infraestrutura da instituição. O Conceito de Curso atribui notas de 1 a 5, sendo 5 o padrão máximo de qualidade tido como referência à regulamentação das graduações brasileiras. Porém, notas a partir de 3 já são consideradas satisfatórias pelo MEC”.
Marialva compartilhou ainda sua expectativa em relação ao resultado da avaliação. “O IFRO Campus Porto Velho Zona Norte dispõe de uma infraestrutura completa e um corpo docente com excelentes produções técnicas e científicas. Para nós, a nota 4 representa um reconhecimento da qualidade do Curso de Gestão Pública EaD, uma vez que as notas 4 e 5 significam excelência. A avaliação do Curso é importante não somente para a instituição, mas também é de interesse legítimo da sociedade, uma vez que a nota obtida reflete a qualidade dos serviços que nossos estudantes recebem. Essa informação vai ajudar as pessoas a fazerem suas escolhas sobre onde estudar e em qual curso se matricular”.