Publicada em 01/08/2024 às 08h30
Com objetivo de oferecer serviço com maior segurança e qualidade, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) finalizou nesta quarta-feira (31), em Cacoal, mais uma etapa do curso de Vistoria de Identificação Veicular e Atualização da Legislação para 120 servidores que atuam na área de vistoria veicular e registro de veículos. O curso, com 20 horas de aula teóricas e 4 horas práticas, teve início no dia 29 de julho, com previsão para a realização de mais duas turmas no mês de agosto, nos municípios de Ariquemes e Vilhena.
Motivada pela Diretoria Técnica de Veículos (DTV), a capacitação aprimora conhecimentos, sobretudo na identificação veicular, nos aspectos relacionados aos padrões de gravação, de número de Identificação do Veículo (NIV), motor e placas de identificação. O diretor da DTV, Esli Ferreira de Oliveira explicou que, é através da identificação destes elementos que a segurança e a qualidade do serviço é garantida à população.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a capacitação dos servidores é uma importante ferramenta que contribui para um trânsito mais seguro. “Ao investir no aperfeiçoamento dos conhecimentos dos servidores, o governo fortalece a construção de um trânsito mais seguro para todos”, ressaltou.
Segundo o diretor da DTV, a participação em massa dos cursistas foi um diferencial. Em uma turma com 120 alunos, vimos todos muito envolvidos, trazendo questionamentos. “Outro ponto positivo foram os facilitadores; servidores que adquiriram o conhecimento durante vários anos de experiência em prática e estudo das legislações, e estão transmitindo informações de forma envolvente, formando novos profissionais com maestria. Esperamos multiplicar cada vez mais os conhecimentos entre os servidores”, pontuou.
VISTORIA VEICULAR
O servidor do Detran-RO de Espigão do Oeste, Renato Satlher disse que, as orientações dadas no curso foram bem detalhadas e as questões técnicas bem explicadas, devendo padronizar o serviço de vistoria veicular em todo estado.
Segundo o servidor do Detran-RO de Ji-Paraná, Allan Rodrigues Martinelli, o diferencial do curso foi a minuciosa avaliação que os vistoriadores precisaram fazer no veículo, em destaque aos itens obrigatórios de fábrica. “Conhecer as normativas sobre alteração de características do veículo, que também são bem rígidas, é importantíssimo; precisamos estar em constante atualização quanto às normas vigentes. Foi de grande valia e entendimento amplo as palestras proporcionadas aqui”, evidenciou.
SERVIÇO
O Detran-RO realiza o serviço de vistoria em veículos automotores, concomitantemente com as empresas credenciadas de vistoria eletrônica, em Postos de Atendimentos (PAs) e nas unidades cujo município não dispõe de empresas terceirizadas habilitadas.
O diretor-geral da Autarquia, Sandro Rocha salientou que, é imperiosa a padronização do serviço de vistoria veicular, a fim de que as mesmas exigências e procedimentos sejam utilizadas em todas unidades do Detran-RO. “Isso garante segurança aos procedimentos, e consequentemente, a confiança do serviço prestado aos proprietários de veículos,” afirmou.