Publicada em 17/08/2024 às 09h52
Estudantes do 5º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) - Campus Vilhena realizam, de 12 a 21 de agosto, a exposição “Ateliê na Caixa de Sapato - Experiências de Iluminação Natural", com trabalhos desenvolvidos durante a disciplina "Conforto Ambiental II: Luminoso".
O projeto foi idealizado pela professora Regina Morão e continuado pela professora Priscyla Brasileiro, desafiando os alunos a explorar e aplicar conceitos de iluminação natural em ambientes reduzidos. Priscyla informou que os estudantes foram divididos em grupos e receberam a tarefa de criar estudos de iluminação para diferentes ambientes, utilizando a caixa de sapato como um modelo em escala reduzida. “A ideia era projetar aberturas e soluções que maximizassem a entrada de luz natural e minimizassem a dependência de iluminação artificial”, explicou.
Assim, cada grupo realizou um experimento em sua caixa de sapato, projetando e instalando aberturas para iluminação, e observou os resultados através de um olho mágico. Essa abordagem permitiu uma análise prática das diferentes técnicas de iluminação natural e sua aplicabilidade nos projetos arquitetônicos. “Esta atividade prática reside na possibilidade de os alunos visualizarem e entenderem de forma tangível o impacto da iluminação natural nos ambientes. Ao trabalhar com maquetes em escala reduzida, eles puderam experimentar diretamente como diferentes soluções influenciam a qualidade do ambiente, promovendo a saúde e o bem-estar dos ocupantes, além de contribuir para a sustentabilidade das edificações”, destacou Priscyla.
A exposição está aberta à visitação até o dia 21/08, e oferece ao público a oportunidade de apreciar a criatividade e a inovação dos futuros arquitetos na busca por soluções mais eficientes e sustentáveis para os desafios do conforto ambiental.