Publicada em 08/08/2024 às 09h30
O fenômeno não ocorre apenas em Porto Velho, mas em outras cidades. Os pequenos pontos comerciais nos bairros do centro, da noite para o dia, aparecem com placa de aluga-se ou vende-se. Ao observar esse fenômeno e ser ponto de discussão já levantado pela coluna, buscamos estudar uma explicação para esse fenômeno que faz desaparecer os pequenos comerciantes locais e vagas de empregos. A resposta está nas gigantes do e-commerce, a exemplo da Amazon, Shopee e do Mercado Livre. Essas plataformas de vendas virtuais permitem encontrar itens do dia-a-dia que são muito mais baratos do que no comércio local, mesmo incluindo os custos com frete. Tais plataformas de vendas virtuais se tornaram empresas gigantescas, daí adquirem os produtos em maior quantidade e por preços bem menores para revender ao consumidor com preços atrativos, além de montar suas próprias empresas de logística para realização de entregas. Contudo, atrelam outros serviços às vendas para dar a sensação de “vantagens” ao consumidor, tornando-se concorrentes desleais no comércio em escala local. O fenômeno das compras virtuais pode ainda não ser percebido pelo comércio local, mas é possível perceber que as grandes empresas do e-commerce, através da “concorrência” fará de tudo para conquistar o mercado e os clientes que cada vez mais se acomodam para receber suas mercadorias em casa. Esse fenômeno está levando nossos comerciantes locais à falência.
Assinatura
O Mercado Livre e a Amazon possuem um plano de assinatura mensal onde o cliente tem acesso a streamings e, com isso, oferece o benefício do frete grátis na maioria das compras realizadas virtualmente, tornando-se mais atrativo para a captação e fidelização dos clientes.
Venda
O Mercado Livre já dispõe nas suas prateleiras virtuais a venda de arroz, feijão, óleo, produtos de limpeza e higiene pessoal. Tudo do conforto de casa, com uma variedade bem maior do que a maioria dos supermercados a que a população local tem acesso, basta ter um posto dos Correios ou um associado que realiza a entrega.
Expulsou
O ditador de esquerda da Nicarágua, Daniel Ortega, comparado pelo presidente Lula (PT) à ex-chanceler da Alemanha, Ângela Merkel, expulsou há duas semanas o embaixador brasileiro, Breno da Costa, após o Governo brasileiro pressionar o governo da Nicarágua para libertar padres e bispos detidos pelo regime do país. Contudo, o Itamaraty escondeu a notícia e está tentando reverter a decisão.
Recusa
As imagens da invasão da casa e a prisão arbitrária da chefe de campanha de Maria Corina e Edmundo Gonzáles por agentes do ditador Nicolás Maduro, foram transmitidas para todo o mundo, revelou que o regime de Maduro é violento até com as mulheres. O presidente Lula e o Partido dos Trabalhadores - PT, sempre se recusaram e se recusam, mesmo após a fraude eleitoral, reconhecer que a Venezuela vive debaixo de uma ditadura.
Coragem
O presidente Lula (PT) assinou Medida Provisória para isentar do imposto de renda os prêmios pagos em dinheiro pelo COB e CPB aos nossos atletas ou paratletas olímpicos. Neste caso, todas as premiações em dinheiro não serão mais tributadas pelo IR. A mesma coragem o presidente Lula deveria aplicar nas relações diplomáticas com a Venezuela.
Venceu
Ontem (07), aconteceu a eleição para vice-reitor da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, O professor Denny Mesquita venceu a consulta universitária com 608 votos (49,17%), já o segundo colocado, Professor Marcio Secco, obteve 333 votos (28,07%), o terceiro na disputa foi o Professor Marcelo Ribeiro com 245 votos (21,74%). A vitória de Denny é a demonstração da confiança da comunidade universitária no projeto de gestão da reitora Marilia Pimentel.
Dimensão
Quem vive ou viveu a UNIR conhece os problemas da maior instituição de ensino do estado de Rondônia. Quem escreve um artigo encomendado tentando desconstruir a imagem da atual reitora Marilia Pimentel, não tem a menor dimensão da complexidade do que é fazer gestão na nossa universidade federal.
Perdeu
O grupo oposicionista, que perdeu para a reitora Marilia Pimentel, em quatro meses da gestão, já perdeu todas as investidas que fez, tanto internamente (administrativa) quanto na justiça comum. Agora partiram para outra estratégia, criar uma narrativa negativa da gestão. Gente, aprende a perder e se recolher para lamber as feridas da derrota.
Oposição
Conheço alguns personagens que fazem oposição à nova reitora Marilia Pimentel da Unir, inclusive o modus operandi que representa o que existe de mais velho e venal na UNIR. Esses personagens não dão aula na graduação e na pós-graduação, não fazem pesquisa e só querem fazer política nos corredores da instituição. Eles sempre recorrem ao instrumento de tortura psicológica e chantagem por meio da abertura de processos administrativos disciplinares – PAD, para intimidar os divergentes.
Recuperação
O deputado estadual Alan Queiroz (Podemos), através de propositura legislativa do DER/RO, pediu a recuperação da RO 420, que liga a cidade de Nova Mamoré a Buritis. Essa rodovia estadual é de grande importância para o agronegócio na Região de Fronteira e o deputado Alan não tem medido esforços para pedir a federalização da mesma no intuito de diminuir a distância entre os municípios de fronteira e a Região Central do estado.
Inclusão
O candidato a prefeito Samuel Costa (Rede/PSOL) se reuniu com as mães atípicas para levantar ideias para o Plano de Governo. Samuel pretende elaborar propostas de políticas públicas de inclusão social das crianças autistas no âmbito municipal.
Atendido
O pedido de providências do vereador Aleks Palitot (PRD) para que fosse realizada a pavimentação asfáltica da Vila Candelária foi prontamente atendido pelo prefeito Hildon Chaves (PSDB). Para quem não sabe, a Vila Candelária é um importante centro turístico de Porto Velho e o asfalto vai permitir a visitação de pontos turísticos relacionados à Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (E.F.M-M.).
Penal
Ontem (07), eu citei os policiais penais: Nilton Souza (PSDB), Daihane Gomes (Avante), Ednei de Assis (Agir), Ledivaldo Santos (Novo) e Dimas Barros (Republicanos), como candidatos a vereadores na capital do sistema penal estadual, mas esqueci de citar o Policial Penal Maycon Feliciano (PSD) que também concorre a uma vaga de vereador na CMPV. Esse último tem um trabalho social muito bonito na zona leste.
Água
O advogado Anderson Nãnan, que concorre a uma vaga na CMPV, terá como principal bandeira de campanha: “PVH quer água tratada já!”. Neste caso, é um tema importante a se discutir durante toda campanha com o eleitor porto-velhense, agora é preciso saber se terá apelo e ressonância nas urnas para fazer de Nãnan, vereador eleito.
Paroca
O candidato a vereador Zé Paroca (Avante) defende a revitalização do centro comercial de Porto Velho. Segundo ele, a prefeitura precisa identificar e recuperar os prédios abandonados em ação conjunta com seus respectivos proprietários. Paroca também defende transformar esses prédios em comércios ligados à hotelaria, gastronomia e espaços culturais, devido à proximidade dos principais pontos turísticos da cidade, ou seja, o Mercado Cultural, Museu da E.F.M-M, por do sol do rio Madeira e outros equipamentos turísticos.
Incluir
Caro eleitor, Max Weber escreveu que não devemos antecipar fatos. Na próxima semana, vou incluir análises dos cenários eleitorais dos municípios do interior a partir dos nomes envolvidos nas disputas, apoios políticos e coligações partidárias.
Sério
Falando sério, diante do fenômeno das plataformas de e-commerce e os pontos comerciais fechados no Centro de Porto Velho, eu pergunto: o que a Fecomércio, Associação Comercial de Rondônia – ACR, CDL e a SEMDESTUR, fizeram e estão fazendo para reverter cenário desolador das ruas comercias no Centro de Porto Velho?
Fecomecio & associação comercial, duas entidades que não valem 1/2, uma inércia total, candidato com ideia 💡 de professor Pardal, que na pura realidade não fazem ou nunca fizeram nádegas, eu disse nádegas mesmo, sobre as compras on line, essa semana mesmo procurei um produto no comércio local , além de não conseguir estacionamento, fui multado (corretamente) o produto muito acima do valor justo, acabei comprando no mercado livre, por menos de de 50% , entregue no conforto do meu lar, para encerrar, a grande maioria dos velhos centros comerciais da capitais estão abandonadas pelo poder público, porto velho não é diferente, uma tristeza total , dependentes, químicos, prostituição, bandidos de todas as espécies, e policiamento, quase 00 Simplesmente lastimável