Publicada em 06/08/2024 às 17h01
O juiz Johnny Gustavo Clemes está representando o Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e a Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) em um evento internacional que ocorre entre os dias 5 e 9 de agosto na Flórida, nos Estados Unidos. O evento, com foco na transformação digital no setor da Justiça, proporciona uma plataforma rica em conhecimento, networking e imersão cultural. Os participantes terão a oportunidade de participar de uma série de atividades destinadas a explorar tecnologias emergentes que estão revolucionando o campo da Justiça e a preparar as suas instituições para o futuro.
No dia 6 de agosto o juiz Johnny, que é vice-diretor da EMERON participará do painel “Escolas Judiciais e o papel na transformação digital da Justiça”. A gente demonstra pela Emeron que não basta ter apenas estrutura, precisamos de pessoas qualificadas, tanto servidores quanto magistrados precisam estar capacitados para gerar resultados para o Poder Judiciário, realizando a justiça.
No dia 7 de agosto, acontecerá a apresentação de cases da justiça, e o juiz Johnny Gustavo Clemes, representado o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, irá expor o case "TJRO: Acesso à Justiça em Rondônia: da Justiça Itinerante ao Fórum Digital". O magistrado irá expor como o TJRO tem inovado na aplicação de tecnologias digitais para melhorar o acesso à justiça, destacando a implementação do Fórum Digital e sua eficácia no atendimento à população. “Tratando de linha de frente, o Fórum Digital é a forma que atende a população, gera conexão e justiça, um grande projeto que foi premiado nacionalmente com o Innovare”, pontuou.
O magistrado comenta sobre o crescente reconhecimento do TJRO no cenário nacional e internacional. “O Tribunal de Justiça tem sido destaque no meio jurídico, recebendo prêmios diamante por projetos inovadores em várias áreas, especialmente na tecnologia. O Fórum Digital é um exemplo claro de como estamos à frente no uso de inteligência artificial e outras tecnologias digitais. Através do Fórum Digital e outros projetos, como o Sinapse e o Codex, temos demonstrado nossa capacidade de inovação,” afirmou Clemes.
O Juiz também destacou a importância do evento para o TJRO: “Este evento representa uma nova fase onde o tribunal começa a mostrar seu referencial internacionalmente. Com a inteligência artificial e as novas tecnologias transformando a justiça globalmente, Rondônia tem se destacado como um exemplo a ser estudado. Estamos recebendo visitas de outros tribunais interessados em nossa abordagem inovadora e tecnológica.”
A presença da justiça de Rondônia neste evento internacional demonstra a crescente influência e reconhecimento do TJRO na vanguarda da inovação tecnológica no setor jurídico, reafirmando seu papel como referência global em transformação digital.