Publicada em 28/08/2024 às 11h24
O desembargador José Jorge Ribeiro da Luz, supervisor do GMF (Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Medidas Socioeducativas) de Rondônia foi convidado pelo Sebrae-RO a participar de uma visita técnica na penitenciária “José Prada Neto”, em Guarulhos, e a FUNAP (Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel), e da Penitenciária Feminina Sant'Ana em São Paulo. A visita foi realizada nos dias 26 e 27 de agosto.
A visita técnica reuniu diversos órgãos públicos e privados, com o objetivo de explorar ações voltadas para a melhoria do uso da força de trabalho carcerária, aprimoramento legal para investimentos e políticas de inclusão e desburocratização das compras públicas. E contou também com a participação dos servidores do GMF/RO, Mayra Magalhães e Jason Martins Ferreira Barros.
Pela manhã do dia 26 de agosto,no Escritório Regional do Sebrae em Guarulhos, o gerente regional, Sérgio Ricardo Gromik, deu as boas-vindas aos participantes, e o diretor Executivo interino da FUNAP, coronel Kleber Danúbio Alencar Junior, fez uma breve apresentação. Também discursaram os diretores-superintendentes do Sebrae Rondônia, Clebio Billiany de Mattos, e do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa.
O desembargador Luiz Antônio Cardoso, da Coordenadoria Criminal de Execuções Criminais do TJSP e gestor do Programa Semear e Coordenador Adjunto do GMF SP agradeceu aos presentes e ressaltou a importância do envolvimento da sociedade na reintegração dos egressos. "O trabalho realizado pelo Semear é digno de elogios e deve ser replicado em outras regiões do país”, afirmou o desembargador.
O primeiro dia de atividades incluiu uma visita à Penitenciária José Parada Neto de Guarulhos. No segundo dia, a visita continuou com uma exploração das instalações da Penitenciária Feminina Sant'Ana.
O desembargador José Jorge Ribeiro destacou que a participação da equipe de Rondônia é considerada essencial para enriquecer as propostas de aprimoramento dos sistemas carcerário e socioeducativo no estado. “Aprendemos experiências inovadoras para o desenvolvimento do comportamento empreendedor e a ressocialização, com foco na entrega efetiva de benefícios à sociedade”, afirmou o desembargador José Jorge Ribeiro.