Publicada em 26/08/2024 às 14h46
A tarde/noite do domingo, 25 de agosto, foi de desolação para moradores de algumas propriedades nas Linhas 11 e 12, na zona rural de Cacoal (RO), por causa da quantidade de incêndios registrados em vegetação nativa e também pastagens.
As primeiras informações, são de que o fogo destruí cercas, currais e até uma residência, numa propriedade rural. O Corpo de Bombeiros não parou e apesar de todos os esforços, não conseguiu eliminar todos os incêndios.
Um vídeo mostra um homem colocando fogo numa vegetação conhecida popularmente como “mata do Picheck”. Ele coloca fogo na vegetação e sai de bicicleta. Câmeras de monitoramento registraram a ação do incendiário.
Há informações de que praticamente todos os incêndios tenham sido criminosos, o que reforçam as denúncias que chegam a redação de que há pessoas, cacoalenses incendiando pastagens e as áreas de preservação que foram consumidas por incêndios em 2024.
Do Governo de Rondônia
Os focos de queimadas seguem aumentando este mês em Rondônia. Até a primeira quinzena de agosto, foram 1.775 focos, superando o total registrado em julho, que foi de 1.618.