Publicada em 02/08/2024 às 09h42
Marcos Mion foi advertido pelo Instagram nesta semana por distorcer dados referentes aos salários de atletas brasileiros, em meio aos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
O apresentador do “Caldeirão com Mion”, da Globo, alegou que a média do salário pago aos competidores no país é de R$ 2 mil. Contudo, a informação é enganosa, segundo a advertência da rede de compartilhamento de imagens e vídeos, destacada abaixo do vídeo do comunicador, em que diz que o conteúdo é “parcialmente falso” (como você pode ver abaixo).
Após a advertência, Mion atualizou sua publicação e admitiu ter repassado “informação incorreta”. “Peço desculpas e quero compartilhar o seguinte com vocês: é desafiador precisar quanto um atleta profissional no Brasil consegue de recursos para apoiar a sua carreira, já que enquanto muitos atletas sequer salário recebem, outros têm esse direito assegurado (geralmente no caso dos esportes coletivos, mas há outros exemplos), isso sem contar aqueles que conseguem obter recursos através de patrocínios”, declarou.
No vídeo, Marcos Mion pede para que os atletas brasileiros parem de pedir desculpas por não ganharem medalha nas Olimpíadas de Paris. “Tá me partindo o coração ver os nossos atletas olímpicos pedindo desculpas por não terem ganhado medalha, por terem perdido. Queridos atletas, parem, por favor, cabeça erguida, vocês só merecem aplausos. Vocês só merecem reconhecimento. Se alguém tem que pedir desculpas, é o nosso governo que não construiu um histórico, não construiu uma tradição de investimento no esporte. Não vocês.”
Ele falou também do salário dos atletas, citando o site salários.com.br como fonte de pesquisa e critica a falta de investimento para esportes olímpicos.
“Aliás, eu fui checar, para ter embasamento no que estou falando, e a média de salário de um atleta no Brasil, em 2024, é de R$ 2.000 por mês […] Mesmo assim, a gente vê em todas as Olimpíadas, nossos atletas disputando e ganhando medalhas.”
Vale lembrar que o apresentador não foi o único famoso advertido pelo Instagram. A atriz Regina Duarte já teve várias publicações marcadas pela plataforma por ter conteúdo enganoso, após reproduzir fake news em postagens críticas ao governo Lula.