Publicada em 28/08/2024 às 09h12
O Hospital Regional de Vilhena alcançou mais um importante marco na história da saúde da região com uma cirurgia inédita realizada no Centro Cirúrgico da unidade. São as cirurgias de varizes à laser, realizadas pelos cirurgiões Arthur Henrique Demarchi e Halsted Neper Medeiros Queiroz, que fazem parte de um programa inovador, apoiado pelo Governo de Rondônia, que destinou recursos significativos na pactuação e expansão dos serviços de saúde no município.
O programa, que visa melhorar o acesso a tratamentos especializados, abriu novas oportunidades para a população local. Durante o mês de agosto, foram disponibilizadas 80 consultas ambulatoriais com um médico especialista em varizes, 25 procedimentos de Endolesar, (cirurgias a laser), 24 procedimentos de espuma - escleroterapia com espuma, utilizada para o tratamento de varizes de médio e grande calibre – e três procedimentos de varizes convencional unilateral.
Esta iniciativa não apenas marca um avanço significativo na qualidade dos cuidados de saúde em Vilhena, mas também estabelece um modelo para futuros desenvolvimentos na área de procedimentos vasculares que já estão sendo estudados pelas equipes da Santa Casa e Semus.
Além das cirurgias de varizes, o Hospital Regional está se preparando para oferecer uma gama mais ampla de procedimentos vasculares em breve. O aumento da oferta de tratamentos especializados é uma resposta direta à crescente demanda e à necessidade de serviços médicos de alta qualidade na região.
A importância deste avanço para a comunidade de todo o Cone Sul e Noroeste de Mato Grosso foi destacada pela Santa Casa de Chavantes, que se manifestou sobre o impacto positivo desta conquista: "O retorno na realização das cirurgias de varizes convencionais e o ineditismo das cirurgias à laser no Hospital Regional de Vilhena são um novo marco para a saúde da nossa região. A Santa Casa reconhece e valoriza o empenho do governo de Rondônia em investir na saúde complementar do cone sul, o que permitirá a nossos pacientes acesso a procedimentos especializados sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades. Este é um passo fundamental para garantir que nossa população receba o tratamento adequado, próximo de casa”, disse o diretor geral da Santa Casa, o médico Ivan Barbieri.
Para aqueles que necessitam de cirurgia de varizes e ainda não foram regulados, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS), anteriormente conhecida como “postinho de saúde”. Lá, pacientes podem consultar com o clínico geral e iniciar o processo de regulação para garantir o atendimento necessário.
Este avanço reflete um compromisso contínuo com a melhoria dos serviços de saúde em Vilhena e é um exemplo claro do impacto positivo que investimentos em infraestrutura de saúde podem ter nas comunidades locais.