Publicada em 06/08/2024 às 15h22
O xadrez não é um simples jogo de tabuleiro, seu legado sociocultural, e sua influência na religião, política, artes e ciência é imensurável. São incontáveis seus admiradores e ilustres praticantes: como Benjamin Franklin, Trótski, Tolstói, Einstein e Napoleão Bonaparte.
Sua complexidade não está somente na prática do jogo e nas possibilidades infinitas, mas também sobre o que ele representa para a humanidade através de tantos anos de história, isso faz com que sua própria definição transcenda os limites do tabuleiro. O xadrez também é considerado um esporte, ciência e arte.
Ciência
O xadrez é uma ciência por que evoca o pensamento ordenado e racional. A capacidade intelectual está intensamente relacionada à prática do jogo. O reconhecimento de padrões e cálculos que organizam o pensamento lógico e estratégico do jogador.
Também a psicologia está presente com o estudo dos processos cognitivos: a memória, o pensamento abstrato e estudos sobre a plasticidade cerebral são exemplos de como a ciência explora o xadrez como fonte de pesquisa
Para celebrar essa ciência esporte, arte , o Colégio Porto Madeira, colocou currículo escolar na sua grade.
O professor Jânio Silva , vem desenvolvendo essa matéria com toda a direção do Colégio Porto Madeira, que observa na ciência do xadrez, uma ferramenta indispensável para agregar na caminhada escolar do alunos.
Parabéns, belíssima matéria fico muito feliz quando leio matérias como estas, onde o esporte sai do âmbito competitivo e seguem para o lado da Educação, agregação, das boas maneiras de se viver, o esporte é tudo isso, o Xadrez por suas particularidades, uma delas intelectual , tem capacidade maior de agregar os verdadeiros valores.