Publicada em 01/08/2024 às 15h45
O porta-voz da presidência da Argentina, Manuel Adorni, negou que o agradecimento de Milei tenha sido direcionado ao presidente Lula após o Brasil ter assumido a residência oficial do embaixador argentino na Venezuela, expulso por Nicolás Maduro.
Nesta quinta-feira (1º), o Brasil ergueu a bandeira do país na residência, em Caracas, significando que vai defender os interesses diplomáticos argentinos na Venezuela de forma provisória, segundo o Itamaraty. A decisão aconteceu após o Ministério das Relações Exteriores brasileiro ter acatado um pedido de ajuda do governo argentino, que teve seus diplomatas expulsos do país.
"Não. O agradecimento do presidente Milei é um agradecimento em termos de relações diplomáticas e no que o Brasil tem contribuído a nos ajudar nesta complexa situação com o ditador Maduro. Não acredito que tenha sido (um agradecimento) pessoal (a Lula)", disse Adorni.
Brasil assume provisoriamente representação Argentina na Venezuela
Funcionário da Embaixada argentina ergue bandeira do Brasil na residência oficial diplomática argentina em Caracas, na Venzuela, em 1º de agosto de 2023. — Foto: Itamaraty
Com o gesto, o Brasil assumiu a "custódia" da Embaixada da Argentina na Venezuela e também de funções diplomáticas de Buenos Aires em Caracas, segundo o presidente argentino, Javier Milei.