Publicada em 15/08/2024 às 14h00
A vedete do clima mundial, a jovem da Suécia, Greta Thunberg finalmente veio a Porto Velho. E não veio sozinha. Acompanhada do cantor Leonardo DiCaprio, Anitta, da ministra Marina Silva e do presidente Lula chegaram de ônibus à “capital das sentinelas avançadas”, pois o acanhado campo de pouso da cidade estava interditado para pousos e decolagens e por isso os dois voos diários foram transferidos para Manaus no Amazonas. Neste dia 15 de agosto de 2024, o Armagedon se instalou por aqui. A fumaça das queimadas provocadas pelos rondonienses encobriu por completo a cidade. Mas o exótico grupo de “defensores do clima” e do meio ambiente ficou bastante entusiasmado com a cidade, o estado e a população em geral. A ministra Marina Silva era uma das mais otimistas. “Nossos candidatos e apoiadores vão arrasar nessas eleições”, disse ela rindo.
Greta Thunberg foi recebida na Câmara de Vereadores da cidade. Todos os 21 edis e também o prefeito da cidade foram elogiados pela sueca. Isso sem falar nas palavras elogiosas dirigidas por ela e também por Leonardo DiCaprio a todo o povo de Rondônia e em especial aos que moram em Porto Velho. “Esse povo daqui é incrível”, disse. E prosseguiu: “com um simples palito de fósforo transforma o dia em noite como num passe de mágica”. Além do mais, esse povo tem muito poder, pois “consegue também provocar catástrofes em outros estados como aconteceu recentemente no Rio Grande do Sul em maio último”. Greta também disse que os vereadores de Porto Velho e o prefeito Hildon Chaves são verdadeiros heróis do povo desta cidade. Eles conseguem dar uma qualidade de vida sem igual a toda essa gente. “Todos eles deviam ganhar uma espécie de Nobel”.
O presidente Lula, no entanto, fez duras críticas ao governo passado. Disse que Jair Bolsonaro foi um verdadeiro incendiário na região amazônica. “O nosso governo sempre se preocupou com a preservação da Amazônia e de todo o seu povo. Por isso, nunca medimos esforços para evitar as queimadas e a destruição desse bioma”, disse Lula. E continuou: “vejam a atuação quase perfeita do Ibama, do ICMBio, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Ambiental e de vários outros órgãos de defesa do meio ambiente”. O prefeito Hildon Chaves, vários outros prefeitos do interior, alguns vereadores e também o governador Marcos Rocha riam e aplaudiam quase sem parar aqueles discursos tão verdadeiros. “Qualidade de vida para o nosso povo sempre foi uma busca de nossa administração”, admitiu o prefeito, que foi aplaudido por todos. “Nosso ar é respirável!”
Leonardo DiCaprio e todos os outros participantes dessa “comitiva dourada” estavam eufóricos com a qualidade do ar que os porto-velhenses respiram no seu dia a dia. Disse que ouviu dizer que o prefeito daqui tem 84% de aceitação popular e reclamou: “como pode um defensor do meio ambiente, da natureza e da qualidade de vida para o seu povo ter ainda 16% de rejeição?”, questionou o astro de Hollywood. A campanha eleitoral começa amanhã, dia 16 de agosto de 2024, e todos os vereadores sonham em ser reeleitos por causa dos grandes préstimos que têm proporcionado aos habitantes da cidade. Óbvio que o atual prefeito deveria ser reeleito para um terceiro mandato, mas a Constituição não permite, para azar do povo de Porto Velho e também de outras cidades do interior do estado. Greta Thunberg e comitiva depois de analisar o ar que respiramos vão visitar o “açougue” João Paulo, o porto rampeado e a rede de esgoto da cidade. Ufa!
*Foi Professor em Porto Velho.