Publicada em 23/08/2024 às 09h20
A alta qualidade e sustentabilidade empregada nas cadeias produtivas de Rondônia, chamada pelos economistas de ‘‘combinação perfeita’’ para os negócios globais, foi apresentada pelo governo de Rondônia, na quarta-feira (21), durante o Rondônia Day, em Manaus, reunindo assim, duas grandes economias da Amazônia, a fim de fortalecer as relações comerciais na região.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha apresentou as vantagens de fazer negócios com Rondônia. Destacou que o estado tem cadeias produtivas premiadas nacional e internacionalmente, e que vem alcançando destaque nas exportações, a exemplo do café, Tambaqui e a carne bovina. Mais de 290 produtos rondonienses estão presentes no mercado global, e também devem cada vez mais serem acolhidos pela população do Norte do país.
Mais de 290 produtos rondonienses estão presentes no mercado global
“Rondônia tem alcançado indicadores e premiações que valorizam o estado e toda a região amazônica, também, e o que queremos é contribuir para o desenvolvimento sustentável da região, para fazer a diferença no Brasil, a fim de prosperar e fortalecer a qualidade de vida da população”, salientou.
O governador destacou, ainda que, o estado dá todas as condições ao crescimento das empresas, e que este evento é uma oportunidade de indicar Rondônia para bons negócios com o Amazonas.
INDICADORES ECONÔMICOS
O evento reuniu na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), autoridades, empresários e investidores, e o governo do estado mostrou através de indicadores econômicos, o quanto Rondônia tem evoluído e contribuído ao desenvolvimento sustentável da Amazônia e de todo o Brasil.
Entre os feitos destaca-se o fato de ter a menor taxa anual de desemprego do país; segundo maior crescimento do PIB per capita do país e maior PIB per capita da região Norte; além de segurança para investimentos, afinal os indicadores evidenciam a responsabilidade que o governo de Rondônia vem tratando a destinação dos recursos públicos, de tal forma que é Selo Diamante em Transparência Pública e modelo de gestão contábil fiscal.
Em sua apresentação, o governador defendeu a interação dos negócios amazônicos e o crescimento conjunto da Amazônia e de todo o país, e foi elogiado pelos representantes das indústrias do Amazonas, que também demonstraram-se impressionados com a velocidade do crescimento econômico de Rondônia.
O presidente da Fieam, Antônio Carlos da Silva, frisou a responsabilidade dos estados amazônicos de caminhar com um novo olhar para o desenvolvimento, baseado em pesquisa, inovação, bioeconomia e com o modelo de negócios adequado a diferentes realidades da imensa região, ressaltando que, mais de 20 milhões de brasileiros vivem na Amazônia Legal, e parabenizou o sucesso da economia de Rondônia.
“Hoje é um dia importante para o sistema indústria do estado do Amazonas, pois pela primeira vez, a Federação da Indústria do Amazonas está sediando o Rondônia Day, que é um sucesso. Rondônia, sabemos que é um dos estados brasileiros que mais cresce economicamente, e possui localização privilegiada, sobretudo quando pensamos em escoamento da produção para o mercado interno e externo do país. Quero reforçar o propósito de promover negócios inovadores e de impacto na Amazônia Legal, guiados pelo princípio do desenvolvimento sustentável. Agradecemos também, a todos os empresários e representantes de entidades que atenderam nosso convite, que tem como objetivo afinar os negócios entre o Amazonas e Rondônia, dois estados irmãos na Amazônia”, referenciou o presidente.
INTEGRAÇÃO
O governo de Rondônia defendeu, ainda, a integração dos estados amazônicos, tendo em Rondônia uma corredor comercial estratégico no coração da Amazônia.
Também estiveram na pauta das relações comerciais, entre os estados amazônicos, temas como energias renováveis; agropecuária de baixa emissão de carbono; mineração sustentável; bioeconomia; floresta plantada e biotecnologia.
RODADA DE NEGÓCIOS
O evento foi encerrado com degustação dos produtos rondonienses e rodada de negócios entre os investidores locais e representantes de diversos segmentos de projeção rondoniense – como setor atacadista; combustíveis; varejo; transportes e logística; mobiliário e construção civil, assessoria contábil; navegação e logística; turismo; e ainda pescados; café e bebidas não alcoólicas.
O EVENTO
O evento Rondônia Day teve sua 1ª edição em 2019, e tem como proposta apresentar Rondônia para empresários locais, com realização de rodada de negócios com empresas rondonienses. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), através da Invest Rondônia. Este ano, o Rondônia Day passou por Brasília, São Paulo e Argentina.