Publicada em 23/08/2024 às 15h34
Um vulcão entrou em erupção no sudoeste da Islândia, na noite desta quinta-feira (22). Esta é a sexta vez desde dezembro de 2023 que o fenômeno é registrado na região.
O vulcão fica na península de Reykjanes, ao sul da capital da Islândia, Reykjavik. Aproximadamente 30 mil pessoas vivem na região, o que representa cerca de 8% da população do país.
Segundo o Instituto Meteorológico da Islândia, a lava está sendo expelida por uma fenda de 3,9 km de extensão, que aumentou 1,5 km em cerca de 40 minutos.
A rede de TV estatal RUV afirmou que os moradores que vivem nas proximidades foram retirados do local em segurança.
A última erupção começou no fim de maio e durou 24 dias, terminando no dia 22 de junho. Assim como das outras vezes, fontes de magma foram observadas ao longo de uma fenda.
Desde 2021, nove erupções foram registradas na península de Reykjanes, após a reativação de sistemas geológicos que estavam adormecidos por 800 anos.
Em resposta, as autoridades construíram barreiras artificiais para redirecionar os fluxos de lava para longe de construções, incluindo a usina geotérmica de Svartsengi e o spa ao ar livre Blue Lagoon.
A cidade de Grindavik, que fica na região, abriga um dos principais portos de pesca da Islândia e quase 4 mil pessoas. O aumento da atividade vulcânica nos últimos meses fez com que a cidade fosse praticamente abandonada.
A Islândia possui mais de 30 vulcões ativos.