Publicada em 12/08/2024 às 15h49
A Escola de Futebol da WS FURACÃO de Jaru, juntamente com alunos de Itapuã e Guajará Mirim formaram a Seleção de Rondônia que representou Brasil, entre os dias 09 a 11/08/2024 (neste fim de semana), em Guayaramerín – Beni Bolívia, conquistando o título na Categoria Sub 12.
Os jogos aconteceram como preparação na sexta-feira à noite na Quadra da Escola Simon Bolivar em Guajará Mirim, contra a Escolinha local da cidade, onde foram selecionados 03 atletas para fazer parte da Seleção Rondônia/Brasil, servindo estes jogos para que os atletas pudessem relaxar da viagem longa. A vitória veio já nestes jogos nas categorias Sub 12 e Sub 14, já no Sub 16 houve empate em 02 x02.
O sábado começou já cedo para a Delegação, com a travessia as 7 horas da manhã, criando uma expectativa muito grande aos atletas, já que somente Weltinho já havia jogado uma Competição Internacional. Indo diretamente ao Hotel Rio Mar no centro e em seguida para o Campo onde a Academia de Fútbol Guayaramirense treina Estádio MAO.
Após o cumprimento das equipes, trocando presentes entre as Delegações, a Categoria Sub 12 iniciou seu primeiro desafio, imprimindo um ritmo forte de jogo, com jogadas rápidas e trocas de passe com atacantes Juan, Iara e Azafe. Já no meio campo com Cauã Sena, Emanuel Rizzo, João Pedro Marcelino que dominavam este setor os gols foram acontecendo já no início da partida. Juan Santos marcou 03 gols, Iara Thauany 02, João Belo 02, Azafe 01. Já no setor defensivo foi impecável com Enzo GabrielFagner Ryan, João Almeida, Ytalo Gabriel, goleiros Marco Antônio e Italo Veiga, completando o grupo de campeões: Leandro Henrique, Lucas Dutra, Jonas Oliveira, Danilo Costa, Werlyson Isaque, Ytallo Couto e Jheimes Gabriel. Poder conhecer a cultura e costumes locais, alimentação e os laços de amizade entre os dois países. Aproveitando a estadia e foram as compras, praça local e festa pela cidade boliviana.
Já no Domingo o título veio também com goleada de 06 x 00 para Equipe WS/Brasil, com gols de 01 Cauã Sena de penalts, 01 Emanuel Rizzo também de penalts, 01 João Belo, 01 Juan Santos, 01 Iara e fechando a goleada 01 gol de Azafe. A garotada realizou a volta olímpica com a bandeira do Brasil e logo em seguida receberam suas respectivas medalhas e troféu de campeão.
No Sub 14 e Sub 16 WS/Brasil ficou com o vice campeonato, a garotada brasileira não foi tão bem, jogando com equipe bem mais entrosada e que atualmente é campeão regional nestas categoria venceram as duas partidas, com placares Sub 14 03×01 e 02×01 para os Bolivianos; Já no Sub 16 o título ficou com a Bolívia vencendo os dois jogos decisivos nesta categoria.
A noite os atletas vivenciaram momentos de descontração com passeios pela cidade, interagindo assim com a cultura local. A delegação brasileira ficou hospedada no lado boliviano e poderá conhecer a cultura e costumes locais, alimentação e os laços de amizade entre os dois países. Aproveitando a estadia para irem às compras, praça local e festa pelas cidades boliviana.
Com apoio dos pais que acompanharam a Delegação: Vanderleia Ramos, Laura Ramos, Neidilane Sena, Sr Wantuir Vieira, Ronaldo Pires, Edson da Silva e o coordenador Uelton Salomão da WS de Jaru, agradece desde já a Comissão Técnica de profissionais: Professor Luizinho, Auxiliar Técnico Gustavo e Jucimar Pinheiro e o Coordenador Cafú de Itapuã, o representante brasileiro, Sr. Regino Córdova, a Senhora Azuzena, Técnico Jose Alfonso Ybad, ao Deputado Estadual Dr. Luiz do Hospital, com a ementa para o Projeto: Responsabilidade Social através da Cultura, Esporte e Lazer em Jaru; através do Termo de FomentoNº139/2024/PGE/SEJUCEL ao Governo de Rondônia através da SEJUCEL, na aquisição do material esportivo e aos pais dos atletas participantes e pessoas que compraram a rifa de uma novilha (doada pelo ex atleta da WS, Wanderson Camilo) para ajudar nas despesas dos atletas. Os Sorteados: Maria Aparecida que trabalha na cozinha do Hospital Municipal de Jaru. Camisa: Maria do Claudio de Gov. Jorge Teixeira, a Bola ficou com Enoque, e as Portas Chuteiras foram: Julio Setor 3, Bebeto 623, Leomar do Vale Anari, Edivaldo Jaru, Roberta, Nilza de Nova Mamoré, Valdivino MT, Davi Jaru e Jaqueline Leal Jaru, Vanderley de Machadinho.
“Foi uma grande experiência de vida para nossos atletas”, disse o professor Uelton Salomão, que fez também agradecimentos desde já ao comércio e às pessoas que colaboram com a ida dos atletas nas despesas com alimentação, transporte e estadia, como: TK Rastreadores, Papelaria Dinâmica, Stop Capas, Decolar Turismo, Papelaria Teixeira, JM Contabilidade. “Agradecimentos especiais à imprensa em geral e a todos que torcem pela nossa delegação rondoniense”, finalizou Salomão.