Publicada em 05/09/2024 às 14h42
Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, participam de aula de campo com apoio do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e visita às dependências da Universidade Federal de Rondônia (UNIR, Campus Porto Velho).
A realização de atividade de campo com os alunos do 5º e 6º períodos de Ciências Biológicas, na Reserva Extrativista Rio Ouro Preto, executou práticas das disciplinas de Metodologia do Ensino de Biologia I; Metodologia do Ensino de Biologia II; Zoologia dos Invertebrados I; Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas e Zoologia dos invertebrados II.
Além da colaboração, também foi proferida palestra por analistas ambientais do ICMBio. Segundo informações do Memorial Chico Mendes, a Resex Rio Ouro Preto foi umas das quatro primeiras unidades de uso sustentável a serem criadas no Brasil. Está localizada nos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, em Rondônia, e integra o maior bloco de área protegida do estado.
E na visita técnica à UNIR eles conheceram as coleções Zoológicas, o Herbário João Geraldo Kuhlmann (RON) e o Grupo de Pesquisa em Pesca, Aquicultura e Ecologia de Peixes em Águas Interiores (GP-PAEPAI), no Campus Porto Velho. A visita contribuiu para a aquisição de conhecimentos por parte dos estudantes, que puderam ter informações sobre as estruturas físicas e as pesquisas desenvolvidas na Universidade. Nesta ação estavam envolvidas as disciplinas de Histologia e Embriologia; Metodologia do Ensino de Biologia I; Metodologia do Ensino de Biologia II; Zoologia dos Invertebrados I; Ecologia de Populações, Ecologia de Comunidades e Ecossistemas e Zoologia dos Invertebrados II.