Publicada em 24/09/2024 às 15h24
No domingo, 22 de setembro, a Fazenda da Esperança São Francisco de Assis, localizada em Alto Paraíso, celebrou seu aniversário de cinco anos com uma grande festa que reuniu centenas de pessoas da região. A programação incluiu uma missa, seguida de um almoço, leilões e venda de produtos, com a finalidade de angariar recursos para manter as atividades da unidade, que faz parte de um complexo de fazendas que há quase meia década transforma a vida de homens em recuperação de dependência química e alcoolismo.
Parte de uma rede mundial de quase 200 unidades da Fazenda da Esperança, a sede de Alto Paraíso se tornou um importante centro de reabilitação para dependentes químicos de Rondônia, Amazonas e Acre. Em cinco anos, dezenas de pessoas já passaram pelo processo de acolhimento e, muitas delas, estão em fase avançada de recuperação. Algumas levaram a mensagem da instituição para outras cidades e até para a Europa, como missionários da causa. A gestão local é realizada por Marivaldo Santos de Brito e sua esposa Patrícia Ramires de Oliveira, que contam com o apoio do presidente da unidade, Márcio Zanotto
A festa também foi uma oportunidade para lembrar e homenagear o Padre José Leylson, que foi o grande responsável pela instalação da Fazenda da Esperança em Alto Paraíso. O sacerdote, falecido em 2020 em decorrência da Covid-19, plantou a semente que germinou e continua dando frutos. A unidade tem atualmente capacidade para 16 acolhidos, mas há planos para expandir e dobrar essa capacidade em breve.
O evento contou com o apoio da população local, da comunidade católica e de paróquias vizinhas, além do Poder Público, representado pelo prefeito João Pavan, que contribui com serviços de saúde, assistência social e infraestrutura. A Fazenda da Esperança, que foi reconhecida pelo Papa Francisco neste ano, segue como um farol de esperança e transformação para aqueles que buscam um novo começo.