Publicada em 08/09/2024 às 10h20
Na manhã desta sexta-feira, 6, o Presidente da Associação Rondoniense de Municípios (AROM), prefeito Hildon Chaves, e o Desembargador Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), Daniel Lagos, conduziram uma reunião para tratar sobre a assinatura do Acordo de Cooperação que visa a disponibilização de veículos e motoristas dos municípios à Justiça Eleitoral. A parceria marca um avanço na inclusão eleitoral em Rondônia.
A reunião, realizada de forma híbrida, contou com a participação de prefeitos e representantes das prefeituras de todo o estado, que discutiram sobre a importância do acordo como ferramenta de fomento à cidadania. Na oportunidade, foi discutido sobre a necessidade de facilitar o exercício do voto e garantir a participação dos cidadãos nas eleições, promovendo maior participação e cidadania através do projeto “Meu Voto, Meu Poder”.
Durante a reunião, foram discutidas questões pertinentes à realização do acordo, com destaque para a importância da atuação conjunta entre as prefeituras e a Justiça Eleitoral. Os prefeitos presentes demonstraram apoio e enfatizaram o compromisso com o fortalecimento da democracia no estado.
O presidente da AROM, Prefeito Hildon Chaves, enalteceu a iniciativa. “O projeto é fundamental para fortalecer nosso Estado Democrático de Direito, pois garantirá que todos os eleitores possam exercer seu direito de voto. Estaremos contribuindo para a lisura do processo eleitoral e acesso aos locais de votação através de veículos das prefeituras em Rondônia e ônibus escolares, que estarão à disposição da população da zona rural nos quatro cantos do nosso estado. O resultado desse trabalho vai ser um marco na história de Rondônia” destacou o presidente.
O Desembargador Presidente do TRE/RO também destacou a relevância social do projeto. “O apoio das prefeituras para o transporte de eleitores, usando a rede de ônibus escolares e demais veículos dos municípios, viabilizará o acesso de cada eleitor e cada eleitora a sua seção eleitoral para exercer o direito do cidadão de votar e de eleger seus dirigentes”, comentou Daniel Lagos.
O projeto
O projeto “Meu Voto, Meu Poder” busca assegurar que todos os eleitores rondonienses, inclusive os que vivem em áreas de difícil acesso, possam exercer seu direito ao voto. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral de Rondônia, possui metas claras, como: tornar os serviços eleitorais mais acessíveis e ágeis, aumentar a regularização cadastral de eleitores, facilitar o transporte de eleitores no dia da votação, reduzir o índice de abstenção nas próximas eleições e elevar o número de novos eleitores no estado.
Ao final da reunião foi realizada a assinatura do Termo de Cooperação, e o Presidente da AROM colocou a Associação à disposição para sanar dúvidas dos gestores municipais. A expectativa é que, com esse suporte, o acesso ao voto seja garantido em todos os cantos do estado, fortalecendo o processo eleitoral e a democracia.