Publicada em 02/09/2024 às 09h00
Começou sexta-feira (30), o guia eleitoral no rádio e na televisão dos candidatos a prefeitos. Por sua vez, os candidatos terão mais uma vitrine para apresentar-se e expor suas propostas ao eleitor em cada cidade no Brasil. O horário eleitoral gratuito em emissoras de rádio e televisão será exibido, até o dia 3 de outubro. No caso dos candidatos favoritos, enfrentarão as críticas por parte dos adversários no intuito de rivalizar, conquistar o voto e tentar provocar a famosa virada eleitoral. O guia eleitoral também serve para conquistar os votos dos eleitores que têm pouco ou nenhum interesse pela eleição para a prefeitura de sua cidade. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só têm espaço no guia os candidatos de partidos com pelo menos 11 deputados federais, em no mínimo nove Estados da Federação; ou que obtiveram, pelo menos, 2% dos votos válidos também em nove Estados, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada um deles. Essa regra também serve para ter acesso ao Fundo Partidário e ao Fundo Especial de Financiamento de Campanha – FEFC. Contudo, o guia de rádio e televisão é um choque de realismo da campanha eleitoral para candidatos de partidos nanicos que não tiveram um bom desempenho nas urnas para deputado federal nas eleições de 2022.
Atentos
Os eleitores precisam ficar atentos às promessas e propostas apresentadas e defendidas pelos candidatos a prefeitos. Afinal de contas, os orçamentos municipais não são um cheque em branco, mas permitem fazer muito, elegendo-se prioridades para promover a transformação social e estrutural da cidade.
Nível
O debate realizado ontem (01) pela Gazeta e o portal MyNews, foi marcado por ofensas e troca de acusações entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. O baixo nível do debate com troca de ofensas e apelidos foram tantos, que levou a mediadora a pedir que os candidatos se chamassem pelos nomes.
Queimadas
Os incêndios que estão cobrindo os céus de Rondônia, em especial, Porto Velho, não são naturais. As queimadas em Rondônia, Acre e Amazonas, acontecem porque o produtor rural utiliza o fogo para fazer o manejo do pasto. Já outras queimadas são ilegais e criminosas para realizar o garimpo ilegal, promover a invasão de terras e formação de novas propriedades rurais.
Proteger
O deputado federal Maurício Carvalho (União Brasil) visando proteger a floresta amazônica e a saúde da população, solicitou do Governo Federal o envio de aeronaves para combater as queimadas florestas na Amazônia, em especial, Rondônia.
IPAM
Em matéria destacada na revista eletrônica “Deixa eu te falar”, noticia que uma empresária enfrenta dificuldades para conveniar sua clínica odontológica para prestar serviços no IPAM. Inclusive, no último edital que abriu e ela concorreu, segundo a matéria, a empresária relatou problemas sérios no processo como o sumiço do seu processo de credenciamento.
Informações
O Portal da Transparência da Câmara Municipal de Porto Velho, continua apresentando uma série de dificuldades técnicas e operacionais, como a impossibilidade de realizar buscas específicas e a ausência de informações detalhadas sobre os gastos de cada vereador.
Derrota
O candidato Léo Moraes (Podemos) sofreu outra derrota na Justiça Eleitoral. A juíza da 2ª Zona Eleitoral, Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, decidiu reverter um pedido feito pelo candidato Léo através do seu advogado, e aceito na Justiça, que proibia a publicação de informativos e ações da prefeitura de Porto Velho no site e redes sociais.
Publicar
Por decisão da juíza da 2ª Zona Eleitoral, Kerley Regina Ferreira de Arruda Alcântara, a Prefeitura de Porto Velho, volta a poder publicar notícias, comunicação de utilidade pública e poderá realizar campanha publicitária contra as queimadas.
Promova
A juíza Kerley também acompanhou uma recomendação do Ministério Público Estadual – MPE, para que a prefeitura de Porto Velho, promova uma campanha institucional contra as queimadas. Ponto para juíza Kerley e para o Ministério Público pela decisão.
Engessar
Por outro lado, ficou feio para o candidato Léo Moraes (Podemos) que tentou engessar a comunicação da prefeitura da capital em meio à um período de emergência climática – queimadas e fumaça, na capital e no estado de Rondônia.
Tempo I
Falando em guia eleitoral, a candidata a prefeita Mariana Carvalho (PL/PRD/PSD/PRTB/DC/PSDB/Cidadania/ União Brasil/Republicanos/Avante/Agir), é quem dispõe do maior tempo de rádio e televisão: 11 minutos e 20 segundos; Célio Lopes (PDT/PT/PCdoB/PV/PSB) surge em segundo, com 4 minutos e 22 segundos.
Tempo II
Já a candidata Euma Tourinho (MDB) aparece em terceiro no ranking de tempo de rádio de televisão: 1 minuto e 50 segundos; Léo Moraes (Podemos) com 58 segundos; Samuel Costa (Rede/PSOL): 50 segundos; e Benedito Alves (Solidariedade/PMB): 34 segundos.
Tempo III
O candidato Ricardo Frota do Novo, não foi beneficiado com tempo de rádio e televisão, uma vez que sua legenda não cumpriu a cláusula de barreira e o número de deputados federais eleitos no último pleito conforme a legislação eleitoral em vigor no país.
Encontrou
O primeiro guia de rádio e televisão da candidata Mariana Carvalho (União Brasil) ao Prédio do Relógio, trouxe cenas de como o prefeito Hildon Chaves (PSDB) encontrou a cidade de Porto Velho mergulhada na inércia administrativa e sem capacidade de entrega de resultados.
Entregou
No guia eleitoral da candidata Mariana Carvalho (União Brasil), o prefeito Hildon Chaves (PSDB) mostra diversas obras, a exemplo dos viadutos, da gestão do ex-prefeito Roberto Sobrinho (PT) e do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), que não deram conta de terminar e sua gestão terminou e entregou a população portovelhense.
Trajetória
O prefeito Hildon Chaves (PSDB) defendeu, no guia eleitoral, a continuidade da sua gestão com Mariana Carvalho (PSDB) à frente da prefeitura de Porto Velho. Mariana recorreu a um breve histórico do seu berço político, além da sua trajetória política como vereadora e deputada federal por dois mandatos.
Propostas
Os candidatos a prefeito Benedito Alves (Solidariedade) e Léo Moraes (Podemos) usaram o seu pequeno tempo de rádio e televisão para apresentar propostas. O candidato Samuel Costa (Rede) usou para denunciar as queimadas e apresentar uma alternativa ambiental para evitá-las.
Atacar
Já o candidato Célio Lopes (PDT) e a candidata Euma Tourinho (MDB) usaram o guia eleitoral para atacar o prefeito Hildon Chaves (PSDB) e a candidata Mariana Carvalho (União Brasil).
Dimensão
O vereador Júnior Queiroz (Republicanos), que busca a reeleição à CMPV, considerando sua agenda de visitas, reuniões e carros adesivados, deverá figurar entre os vereadores mais votados no próximo 6 de outubro. Mas essa dimensão eleitoral é devido à sua enorme capacidade de entrega e extensa lista de serviços prestados aos bairros de Porto Velho.
Defende
O Pastor Sandro que concorre a uma cadeira na CMPV, defende a implementação de creches noturnas em Porto Velho, no sentido de apoiar famílias que precisam de suporte fora do horário comercial diurno para deixar suas crianças e poder trabalhar com tranquilidade.
Deferidas
Sobre a análise política da disputa do município de Candeias do Jamari, os candidatos neófitos, Delegado Sandro Moura (PP) e Adilson do Laticínio (Podemos), tiveram suas candidaturas deferidas pela Justiça Eleitoral, bem como o ex-prefeito Lucivaldo Fabrício (PL).
Aguarda
Já o prefeito Lindomar Garçon (Republicanos), que busca a reeleição e continua sendo o favorito na disputa pela Prefeitura do Candeias do Jamari, segue fazendo campanha, mas aguarda julgamento em relação à convenção partidária que impediu a participação de alguns filiados bem como do pedido de impugnação do registro de sua candidatura.
Sério
Falando sério, as recentes rodadas de entrevistas e sabatinas entre os candidatos que disputam a prefeitura de Porto Velho, não trouxeram nada de novo e demonstra uma campanha eleitoral incipiente para transformar a paisagem da nossa cidade e garantir o seu embelezamento como grande parte da população almeja.