Publicada em 30/09/2024 às 09h15
O advogado Célio Lopes, candidato a prefeito de Porto Velho pela coligação Renova Porto Velho, foi a grande surpresa do debate da SIC TV/Record, que ocorreu na noite de sábado, 28.
Com 34 anos, Célio é o candidato a prefeito mais jovem das eleições em Porto Velho, e rebateu com propriedade o argumento da candidata do MDB, que disse que ela tinha tempo de experiência profissional maior do que ele tinha de idade, como se isso fosse pré-requisito para capacidade de gestão.
"Eu sou o mais jovem destas eleições, e parece que o mais sensato também. É lamentável que ainda tenha alguém que duvide da capacidade dos jovens. Pois a experiência que temos no Brasil é a de que as administrações de jovens têm sido as mais revolucionárias e modernas, e que resolvem os problemas da população", rebateu Célio Lopes.
Célio Lopes apresentou resultados da sua gestão como superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), diretor de Habilitação e secretário executivo do Detran, e também como advogado, e aproveitou para apresentar suas propostas para os jovens de Porto Velho.
"O talento de nossa juventude precisa de espaço e oportunidades, e vou estabelecer parcerias para ampliar os cursos técnicos e profissionalizantes, criar o programa jovem aprendiz e oferecer crédito com juros subsidiados para os jovens, em parceria com o Banco do Povo."
ÁGUA TRATADA
Célio Lopes também destacou suas propostas para o saneamento de Porto Velho, destacando o modelo de pequenas Estações de Tratamento de Água (ETA) que ele implantou em diversos distritos de Porto Velho e outros municípios de Rondônia quando foi superintendente da Funasa.
“Hoje, Porto Velho é a pior capital do país em saneamento, sendo que 40% da população não tem acesso à água tratada e existe menos de 2% de esgotamento sanitário. Eu vou começar implantando essas estações compactas de tratamento de água nos distritos e comunidades rurais, e vou chamar a CAERD para conversar. Se não me apresentarem um plano de investimento no primeiro ano do mandato, eu vou romper com a CAERD e criar um Serviços Municipal Autônomo de Água e Esgoto”, disse Lopes.
O candidato também apresentou propostas para a Saúde, a Educação, Segurança e Mobilidade Urbana. Nas considerações finais, Célio Lopes celebrou o nascimento de sua filha com a arquiteta Jéssica Eler Lopes, a menina Geovanna, que nasceu em plena campanha eleitora, um dia antes do debate.