Publicada em 19/09/2024 às 15h47
Chuvas fortes estão causando enchentes e muita destruição na região da Emilia-Romagna, no norte da Itália, nesta quinta-feira (19). Duas pessoas estão desaparecidas depois que o telhado onde elas se abrigavam desabou, na cidade de Bagnacavallo.
Após causar destruição e pelo menos 24 mortes em países do Leste Europeu e da Europa Central, o sistema de baixa pressão Boris chegou ao território italiano e prefeituras de várias cidades orientaram a população para não sair de casa e se manter em lugares altos.
Escolas foram fechadas e serviços ferroviários suspensos em várias províncias.
Na cidade de Lugo, perto de Ravenna, autoridades ordenaram a evacuação de todas as residências térreas, depois que o rio Senio transbordou.
Em Traversara di Bagnacavallo, a fúria das águas do rio Lamone, que também transbordou, e o rompimento de um dique, causaram o desabamento das paredes de algumas casas (veja acima).
"Estamos trabalhando para salvar todas as pessoas que pudermos. A situação não é muito boa", afirmou o prefeito da cidade à agência de notícias italiana ANSA.
O Corpo de Bombeiros nacional diz que já realizou mais de 500 operações de resgate na região, usando inclusive helicópteros.
Inundações e deslizamentos de terra também estão afetando regiões vizinhas como a Toscana e Marche.
Segundo a imprensa local, 350 milímetros de água caíram na região nas últimas 48 horas e mais de 1.000 moradores tiveram que ser evacuados de suas casas.