Publicada em 16/09/2024 às 13h41
A Divisão de Saúde do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) promoveu nos dias 5, 6, 12 e 13 de setembro de 2024 mais uma edição do Circuito Saúde. A ação foi realizada no Fórum Geral Desembargador César Montenegro, na Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron), no edifício-sede do TJRO e na Secretaria de Gestão de Pessoas, dentro da campanha Setembro Vermelho, que busca conscientizar sobre a importância da prevenção de doenças cardíacas. De acordo com os dados publicados em 2020 pela Organização Mundial de Saúde, as doenças cardiovasculares lideram a lista das principais causas de morte no mundo durante os últimos 20 anos.
O evento, em parceria com a operadora GEAP Saúde, teve início com uma palestra, no auditório da sede do TJRO, ministrada pelo cardiologista Dr Raitany Almeida, que abordou as principais doenças cardiológicas, como hipertensão arterial, além de orientar sobre meios de prevenção. O médico destacou a relevância de hábitos saudáveis e cuidados preventivos para reduzir os riscos de problemas cardíacos, responsáveis por grande parte das mortes no Brasil.
Além da palestra, o público teve acesso a uma série de serviços voltados ao cuidado com a saúde: aferição de pressão arterial, testes de glicemia, além do acompanhamento de profissionais de fisioterapia e nutrição.
Segundo o enfermeiro Alan Lima, do TJRO, iniciativas como essa vão além da oferta de serviços básicos de saúde. “Com essa metodologia de prevenção e promoção de saúde, a gente consegue dar uma melhor qualidade de vida, até para o servidor trabalhar com melhor segurança e ter orientações que são indispensáveis para uma vida saudável”.
A ação faz parte do projeto Promoção de Saúde, promovido pelo TJRO, que busca estimular hábitos saudáveis entre o público interno, e reforçar o cuidado com o bem-estar físico e mental.